English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 25 de agosto de 2012

PEDRO RIBEIRO MOREIRA

 
 
ANTIGO PALÁCIO ITAMARATY, SEDE DO MINISTÉRIO
DAS RELAÇÕES EXTERIORES, NO RIO DE JANEIRO
 
 
Nasceu em Laranjerias, Sergipe, no dia 3 de setembro de 1848, sendo seus pais Joaquim José Ribeiro e Francisca Senhorinha do Coração de Jesus.
Aos 13 anos de idade, mudou-se para Salvador, na Bahia, onde fez os preparatórios e cursou o tirocínio acadêmico, formando-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, no dia 12 de dezembro de 1873.
Poeta da escola longoniana, mostrou, desde o tempo de estudante, acentuadas qualidades, pelo que foi escolhido para orador de sua turma de médicos.
Formado, foi nomeado para o Corpo de Saúde do Exercito mas declinou na nomeação e foi exercer sua profissão no interior de sua provincia natal, durante os anos de 1874 a 1876.
Depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1878.
A partir de então, fixou residência em Itajai, interior de Santa Catarina, onde chefiou duas comissões encaregadas de debelar uma epidemia de febre amarela que se manifestou naquela cidade, ameaçando alastrar-se pela região.
De Itajai passou para ó Paraná, onde exerceu a clínica, foi Diretor da Instrução Pública, professor do Liceu Paranaense e Secretário do Governo Provincial (1880-1881).
A partir de então, ingressou no corpo consular. Foi Consul Geral do Brasil no Paraná e na Alemanha. Morou em Frankfurt sobre o Meno, até 1887.
Em 1887 regressou para o Rio de Janeiro, foi nomeado médico da Inspetoria Geral de Colonização e, em seguida, foi designado para presidier a Provîncia de Alagoas, cargo em que tomou posse, e foi logo destituido, no dia 15 de novembro de 1889, exatamente no dia da proclamação da República.
Durante o novo regime, foi Delegado de Higiene em São Paulo, Inspetor Escolar no Rio de Janeiro e médico legista.
Em 1892, foi nomeado Consul do Brasil em Odessa, ato tornado sem efeito pelo Ministro Custódio de Melo.
Em 1897, mudou-se para o Pará, fixou residência em Belém, onde ocupou o cargo de médico das colônias do estado e Delegado Sanitário da capital.
Além de médico e poeta, foi jornalista. Colaborou em vários jornais de Salvador, Curitiba e Belém e publicou diveros trabalhos científicos e literários.
No dia 30 de janeiro de 1914, hóspede do Presidente do Pará, Dr. Jonathas Pedrosa, seu antigo colega da Faculdade de Medicina da Bahia, poz fim à vida, ingerindo forte dose de morfina.
 
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1) Bittencourt, Liberato - Homens do Brasil- Sergipe.  Rio de Janei
     ro, 1917.
2) Guaraná, Armindo -  Dicionário  Bio-bibliográfico  de    Sergipe.
     Rio de Janeiro, 1927.



Nenhum comentário:

Postar um comentário