English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

161- SERGIPE: JOÃO BATISTA PEREZ GARCIA MORENO




GARCIA MORENO


*


Nasceu em Laranjeiras no dia 12 de dezembro de 1910, sendo seus pais Pedro Garcia Moreno e Maria Ambrosina Brandão Moreno.
Ainda criança, foi com a família morar em Santos (São Paulo), onde iniciou o curso primário.
Em 1934, a família retornou para Sergipe, fixando-se na cidade de Maruim mas, algum tempo depois, mudou-se para Aracaju.
Em Aracaju Garcia Moreno preparou-se para ingressar na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo por ela diplomado em 15 de dezembro de 1933.
Especializou-se em clínica geral, no Rio de Janeiro mas em seguida dedicou-se á psiquiatria.
Estagiou no Hospital Psiquiátrico do Rio de Janeiro (1938) e obteve primeiro lugar no curso de psiquiatria clínica e higiene mental do Departamento Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), em 1944.
Em 1944, fez o curso de psicodiagnóstico de Roschach, no Rio de Janeiro.
Em 1950, paarticipou do I Congresso Mundial de Psiquiatria e do I Congresso Internacional de Criminologia, realizados em Paris (França).
Presidiu a Sociedade Médica de Sergipe e a Sociedade Brasileira de Psiquiatria e Higiene Mental, pertenceu a Academia Nacional de Medicina e a Sociedade de Medicina Legal e Criminologia de São Paulo.
Foi professor de Antropologia Física e Psicologia Experimental, na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e de Medicina Legal e Psicologia Médica na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe.
Ministrou aulas de Medicina Legal nas Faculdades de Direito das Universidades Federais do Paraná e da Bahia, bem como na Escola Paulista de Medicina.
Membro correspondente da Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal, vice-presidente da Sociedade Civil Faculdade de Medicina de Sergipe e fundador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe.
Foi uma das expressões mais elevadas da medicina sergipana, notabilizando-se pela sua cultura humanística, pela atividade médica e por sua dedicação à literatura e à medicina.


MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE
Biografias de médicos de Sergipe ............................................... 161
Biografias de médicos da Bahia ..................................................  417
Total .........................................................................................  578




Um comentário:

  1. Fui aluno do querido Prof. Garcia Moreno, logo no início da década de 60 = fundação da nossa FMS. Foi na minha juventude, um impacto imenso e maravilhoso, ter convivido com o Prof. G. Moreno. Eu não sabia qual era maior: se o seu conhecimento médico-científico ou o tamanho do seu coração humanista, na percepção, no diagnóstico, no tratamento e nos cuidados com os ditos doentas mentais !!! Eu sofria de uma dúvida atroz, no meu 4. ano de Medicina, se escolhia a Neurologia ou a Psiquiatria...Morando a 2 quarteirões da casa do Prof., fui uma bela noite e ousadamente à sua casa. Ele me recebeu de pijama e me fez adentrar numa enorme biblioteca... Tremendo a olhos vistos, contei minha dúvida. Ele me escutava com olhos penetrantes e tenros, como se estivesse advinhando meus desejos ! Foi então que Ele disse : Rolemberg, se Vc. quiser, estudar o Cérebro, estudar profundamente sua Fisiiologia e tratar as suas doenças e a dos Nervos também, faça Neurologia. Agora se Vc. quer estudar a Mente humana, sua constituição, as emoções, os desejos, os transtornos da Mente, faça Psiquiatria !!! Aquelas palavras sábias, caíram como um raio de luz divina e Eu escolhi a trajetória da Neurologia. No entanto jamais esqueci, as lições daquele QUERIDO MESTRE, que já praticava a INTERDISCIPLINARIDADE, antes que tivesse esse nome!!! Era incrível, como Ele passeava entre a Teoria e a Prática, com simplicidade, clareza e profundidade. Sem jamais esquecer de pontuar os aspectos jocosos, humorísticos, da atividade médica !!! Publiquei na SOBRAMES, uma Homenagem ao meu querido Prof., há alguns anos. Se uma outra Vida existisse, Ele estaria seguramente, conversando com Freud, Charcot, Jung e tantos outros que já se foram, brilhando nas galáxias do Universo. Cada Homem é eterno, pela construção de sua Trajetória e pela qualidade de bens imateriais que ele deixou para sua Posteridade !!! Por isso, digo sem receio, que nosso QUERIDO PROF. GARCIA MORENO É ETERNO !!!

    ResponderExcluir