English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

151- SERGIPE: JESSÉ DE ANDRADE FONTES



JESSÉ FONTES 


*


Nasceu em 29 de novembro de 1881 no município de Arauá, sendo seus pais Felisberto Fontes de Melo e Ana Andrade Fontes.
Fez os preparatórios em Aracaju, no Atheneu Sergipense e no Parthenon Sergipense (sob a direção do prof. Alfredo Montes).
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1897, sendo por ela diplomado em 22 de dezembro de 1903.
Formado, exerceu a clínica na cidade de Campos (hoje, Tobias Barreto) mas foi em Estância que se fixou e constituiu família.
Em 1911 foi nomeado delegado de ensino em Estância, onde viveu muitos anos, gozando o prestígio e a consideração de colegas, amigos e clientes.
Ali, em Estâcia, disse Antônio Garcia Filho,ele “exteriorizou sua personalidade, toda ela baseada no humanismo e na valorização do Homem” (Obra citada).
Em 12 de junho de 1950, durante a solenidade de fundação da Sociedade Civil Faculdade de Medicina de Sergipe, o dr. Jessé Fontes, representando a classe médica do interior de Sergipe e na qualidade de decano de sua classe, usou da palavra saudando a nova instituição, ocasião em que foi muito elogiado e aplaudido. São de Antônio Garcia Filho as seguintes palavras: “Fino causeurs, falava correntemente o francês e citava clássicos, porém tinha a linguagem natural do simples”. E mais: “Era, em toda a sua plenitude, um humanista. Discípulo e continuador do humanismo clássico de Schiller e Goethe, tinha a Grécia como modelo” (Ibidem).
O dr. Jessé Fontes, de abalizada cultura geral, citava com desenvoltura Plínio o Moço, Petrarca, Montesquieu, Moliére, Bocage, Vaillard, Roux, Yersin, Oswaldo Cruz, Pasteur, Lister, Rui Barbosa, Jenner, Hoffmann, Miguel Couto e Carlos Chagas, “identificando-se com a maioria deles no sacerdócio da medicina e no amor pela pátria e pela humanidade” (1).

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Garcia Filho, Antônio – Um Pensamento na Praça. Aracaju, 1960.
Guaraná, Armindo – Dicionário Bibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro, 1927.
Prado, Lúcio – A Faculdade de Medicina de Sergipe. Aracaju, 2006.

MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE
Biografias de médicos da Bahia ............................................ 417
Biografias de médicos de Sergipe ......................................... 151
Total ...................................................................................  568


Nenhum comentário:

Postar um comentário