English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 22 de janeiro de 2012

147- SERGIPE: JOSÉ HERMENEGILDO PEREIRA GUIMARÃES





CAPELA, SERGIPE
http://www.skyscrapercity.com/showthread.ph?t=594206


*


Nasceu em Capela, no ano de 1854.
Não possuímos dados pormenorizados sobre a vida do Dr. Hermenegildo Pereira Guimarães . Da bibliografia consultada consta apenas o registro de Epifânio Dória, nos termos seguintes:
“03 de Abril de 1882 - Embarca para o sul do país, à procura de campo mais vasto para a sua atividade clínica, o Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães. Viajou a bordo do vapor Príncipe do Grão Pará.
É um fato sem importância no ramerrão da vida quotidiana a partida de um cidadão corajoso confiante nas promessas de seu próprio futuro, para tentar a sorte onde o meio lhe seja mais propício.
Sergipe vem sofrendo, sem nada poder fazer, essa grande perda: a saída dos seus melhores elementos humanos, que vão dar o seu esforço, a sua rara capacidade de servir e construir a outras regiões mais felizes. Esses elementos migratórios radicam-se nos meios para onde se destinam, constituem família e quase sempre não voltam a terra berço.
Entre muitos podemos citar o Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães, ilustre filho de Capela, onde nasceu, em 1854. Partiu-se para o sul sedutor, lá constituiu família, nunca mais volveu à terra natal, a despeito do seu raro sergipanismo. Certa vez, em carta que possuímos, prometeu oferecer à Biblioteca de Sergipe a sua grande biblioteca particular. Certamente a morte não lhe deu tempo a cumprir a solene promessa.” (Obra citada).

FONTE BIBLIOGRÁFICA
Dória, Epifânio – Efemérides Sergipanas, Volume I. Arcaju, 2009

MÉDICOS ILUSTRES DA BHIA E DE SERGIPE
Biografias de médicos de Sergipe  ............................................. 147
Biografias de médicos da Bahia ................................................  417
Total .......................................................................................   564

Nenhum comentário:

Postar um comentário