English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

409- BAHIA: CARLOS CORRÊA DE MENEZES SANT´ANNA

CARLOS CORRÊA DE MENEZES SANT´ANNA


*

Nasceu em Salvador no dia 12 de agosto de 1931, sendo seus pais Arnaldo Affonso Reis Sant´Anna e Alay Moniz Corrêa de Menezes Santanna.
Cursou o primário na Escola Getúlio Vargas e o secundário no Colégio Estadual da Bahia (aluno laureado).
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, pela qual foi graduado em dezembro de 1955.
Durante a vida estudantil foi presidente do Grêmio do Colégio da Bahia (1948), vice-presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina (1953) e presidente do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal da Bahia (1954) e orador oficial dos médicos de 1955.
Concluído o curso médico, foi agraciado com a medalha de ouro Manoel Vitorino, pelo fato de ter obtido ao longo de todo o curso as melhores notas de sua turma.
Em 1956, exerceu a chefia de gabinete da presidência da Caixa Econômica Federal, no Paraná.
Regressando a Salvador, fundou o Curso Andes para preparação de candidatos ao concurso vestibularf e iniciou a carreira docente na Faculdade de Medicina.
Ingressou, como médico, na Secretaria de Saúde da Bahia. Entre 1963 e 1973, exerceu na referida Secretaria os cargos de Diretor Geral do Departamento da Criança, Diretor da Divisão de Educação Sanitária do Departamento de Higiene, Diretor Geral do Departamento de Assistência e Coordenador do Programa Materno-Infantil da Fundação de Saúde.
Em 1958, passou a Professor Assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFBa e em 1074 foi promovido a Professor Adjunto, quando chefiou o Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas Prof. Edgard Santos.
Realizou vários cursos de pós-graduação e participou de diversos congressos e eventos científicos.
Em 1971, fez o curso de aperfeiçoamento em Pediatria Social do Ministério da Saúde e o curso de altos estudos e estratégia da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.
Em 1975, foi eleito Deputado Estadual. Em 1979, Deputado Federal.
A partir de então ocupou postos de alto relevo na esfera federal: Ministro da Educação, Ministro da Saúde, Presidente da Câmara de Educação do Congresso Nacional e da Comissão Permanente de Educação e Chefe de Gabinete do Presidente do Senado.
No âmbito do Governo do Distrito Federal, foi Secretário de Governo e Secretário de Saúde.
Faleceu em 4 de julho de 2003

FONTE BIBLIOGRÁAFICA:
Vargens, J.Rogério C. - Homenagem a Carlos Corrêa de Menezes Sant´Anna- Academia Baiana de Educação. Salvador, 1010.
=================
MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E SERGIPE
ESTATÍSTICA:
Médicos da Bahia:    409
Médicos de Sergipe:   63
Total:                        472

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Um comentário:

  1. Grande homem. Foi um secretário da saúde do distrito federal exemplar. Homem sério, profissional e humilde. Tive o prazer de trabalhar com ele quando Diretor do Departamento de Tecnologia da FHDF (1993 - 1994). A Bahia deve se orgular dessa nobre figura.

    ResponderExcluir