English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 28 de agosto de 2011

63- SERGIPE: AUGUSTO CÉSAR MACIEIRA DE ANDRADE: MÉDICO E ATOR

O PERSONAGEM  "DR. CARAMUJO"
("SÍTIO DO PICAPAU AMARELO", REDE GLOBO)



*


Augusto César Macieira de Andrade nasceu em 3 de março de 1954 em Aracaju, sendo seus pais Walter de Araújo Andrade e Altair de Siqueira Macieira.
Sua mãe, pianista de escol e pessoa por demais conhecida, foi sub-coordenadora do antigo Instituto Nacional de Previdência Social. Seu pai, amante da música e cinéfilo apaixonado, colocou seu filho no caminho do cinema e do teatro.
Em 1959, Augusto César inicou os primeiros estudos no Colégio Salvador, um dos estabelecimentos de ensino mais conceituados de Sergipe.
Em 1968, iniciou a etapa final de seus preparatórios, no Atheneu Sergipense.
Chegado o momento de escolher uma profissão de nível superior, abandonou o antigo sonho de realizar um curso superior de cinema na Universidade de São Paulo e seguiu o conselho paterno optando pela medicina.
Em 1972 ingressou na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe, pela qual foi graduado em 26 de dezembro de 1980.
Especializou-se em ginecologia e obstetrícia, exercendo a profissão no Hospital de Cirurgia (em Aracaju) e no Hospital Pedro Ernesto (no Rio de Janeiro).
“Eu botei  muito gente no mundo. É uma sensação incrível aquela de você pegar uma criança, trazer uma vida nova para o mundo”, dizia Augusto César aos seus amigos.
Apesar do entusiasmo, nosso epigrafado não resistiu aos sonhos da infância, deixou de ser obstetra e se dedicou ao cinema e ao teatro.
Começou a fazer cinema aos 14 anos de idade, utilizando uma fildadora oferecida pelo seu pai. Depois, em 1972, por ocasião do Primeiro Festival Nacional de Cinema Amador promovido pela Universidade Federal de Sergipe,conquistou o terceiro lugar com um desenho animado de sua autoria.
No Segundo Festival, realizado no ano seguinte, ganhou o primeiro lugar, com o filme “Muié Rendera”.
A partir de então sua produção cinematográfica se tornou tão exuberante que chegou a representar cerca de noventa por cento de toda a atividade cinematográfica de Sergipe.
Inúmeros foram os prêmios e trofeus que conquistou em vários estados da federação.
No teatro sua carreira foi igualmente brilhante.
Na década de 70 produziu várias peças teatrais no Rio de Janeiro, onde passou a residir.
Em 1980, tornou-se o primeiro sergipano a ter registro profissional no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões Públicas do Rio de Janeiro.
Em 1983, a convite de Paulo Resende, produtor do “Sítio do Picapau Amarelo” da Rede Globo, desempenho o papel do personagem “Dr.Caramujo”. Logo depois, os papeis de “Bagre Mordomo” e “Jaboti”.
Fez parte de vários documentários, novelas e programas especiais da Rede Globo e da Rede Manchete, tais como “Caso Verdade”, “Um Infinito Amor”, “Partido Alto”, “Irmãos Coragem”, “Linha Direta”, “Louco Amor”, “Corpo Santo”, etc.
Regressando a Sergipe, dirigiu o Teatro Atheneu e participou de modo efetivo para o engrandecimento artístico de sua terra natal.


FONTE BIBLIOGRÁFICA:
SANTOS, OSMÁRIO – Augusto César Macieira de Andrade. Aracaju, 2002.
===============================
DR.CARAMUJO E D. BENTA


========================
ESTATÍSTICA:
MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE

Biografias de médicos da Bahia:  408
Biografias de médicos de Sergipe: 64
Total: 472

Nenhum comentário:

Postar um comentário