English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 19 de junho de 2011

001-SERGIPE: ADEL DA SILVA NUNES


*


Nasceu em 7 de janeiro de 1909, na fazenda Remanso, em Mundo Novo, Bahia, sendo seus pais Manoel Inácio Nunes e Maria Madalena da Silva Nunes.
Viveu sua infância cavalgando pastos e campos da fazenda paterna.
Aos 13 anos, mudou-se para Salvador, onde fez seus preparatórios no Colégio Carneiro Ribeiro.
Concluido os preparatórios, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia.
Em 1933 concluiu o curso médico e  iniciou a vida profissional, clinicando  na cidade de Lençois.  Alí permaneceu durante dois anos.
Em seguida mudou-se para Aracaju, onde contraiu matrimônio com Maria de Lourdes de Carvalho Leite, filha do Dr. Leonardo Gomes de Carvalho Leite, conceituado jurista da capital sergipana.
Especializou-se em Pediatria, no Rio de Janeiro.
Regressando a Aracaju, tornou-se professor da rede pública estadual.
Como médico, pertenceu aos quadros da Prefeitura, onde exerceu,  o cargo de Diretor do Departamento de Educação e Saúde, durante as administrações dos Prefeitos José Garacez Vieira, Roosevelt Cardoso, Godolfredo Diniz e José Conrado de Araújo.
Foi médico do Círculo Operário de Sergipe, bem como do Corpo de Bombeiros e da Legião Brasileira de Assistência (onde prestou relevantes serviços durante quase 30 anos).
Exerceu a medicina, também, nas cidades de Salgado e Bonfim.
Na área da educação, dedicou-se ao ensino de Biologia no Instituto Normal Rui Barbosa, do qual foi diretor, a partir de 17 de outubro de 1963.
Seu desprendimento e dedicação às pessoas humildes fez com que fosse conhecido como “o médico dos pobres” , “de vez cuidava com desvelo, e gratuitamente, das pessoas desfavorecidas de recursos, inclusive quando se encontrava em gozo de férias”.
Faleceu em 23 de março de 1972.
Em 4 de setembro de 1984, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Aracaju, a qual denominou Avenida Dr. Adel Nunes, um dos logradouros do Conjunto Habitacional Augusto Franco.
A Prefeitura Municipal deu o nome de Dr. Adel Nunes ao Posto de Saúde localizado no Bairro América.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Dados  do arquivo particular do Autor e e informações prestadas pela odontóloga Maria de Fátima Leite Nunes Batista, filha do epigrafado.



Um comentário: