English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 1 de maio de 2011

AVULSO- JOSÉ ANDRADE MOURA JÚNIOR

 


Nasceu em Jequé, Bahia, em 31 de janeiro de 1958, sendo seus pais José Andrade Moura e Waldeth Garcez Moura.
Realizou os primeiros estudos em Jequié e residiu naquela cidade até os 14 anos de idade, quando sua família fixou residência em Salvador.
Em 1976, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, onde foi diplomado em 1981.
Fez residência médica no Hospital Ana Neri, em Salvador, especializando-se em Medicina Interna, com ênfase em Nefrologia.
Em 1984 mudou-se para Feira de Santana, tornando-se o primeiro nefrologista daquela cidade.
Em seguida atualizou seus conhecimentos no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, onde adquiriu experiência em transplante renal.
Tendo conquistado o título de especialista em Nefrologia, conferido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (1988).
A partir de 1985, iniciou a prática de transplantes renais em Feira de Santana, onde acumulou relevante  casuística.
Assumiu a Vice-Presidência da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Regional da Bahia e coordenou a Comissão Estadual de Nefrologia.
Realizou os cursos de Mestrado e Doutorado na Fundação Baiana Para o Desenvolvimento das Ciências.
É autor de vários trabalhos científicos, publicados em periódicos do Brasil e do exterior e pertence a diversas instituições científicas e culturais.


FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Memória da Academia de Medicina de Feira de Santana. Editora da AMeFS. Feira de Santana, 2007.

===============================

BAHIA TEM 2.800 RENAIS NA FILA

DE TRANSPLANE

Doar órgão é um gesto de amor, uma bela atitude. Pense nisso

09-transplantes



Hoje, 26/06, é comemorado na Bahia o Dia Estadual do Doador de Órgãos. Em entrevista ao programa “Fala Bahia”, da Bahia FM, com Emmerson José, o médico Heraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, disse que no estado, atualmente, existem 2.800 pacientes na fila de espera por um transplante de rim e outras 1.020 pessoas aguardando um transplante de cónea.
“Apesar de termos avançados nos últimos anos em número de doadores, ainda estamos muito atrás de outros capitais”, disse Heraldo Moura, lembrando que até a primeira quinzena de junho deste ano, na Bahia, ocorreram 23 doações de múltiplos órgãos. Com isso, foram realizados 21 transplantes de fígado, 47 de rins e 84 de cóneas. Esses números são resultados do trabalho das comissões de profissionais que atuam nas unidades médicas das redes pública e privada, conscientizando os familiares sobre a importância da doação.
Segundo o coordenador, quem mais se beneficia com a doação é a própria sociedade que tem essa consciência. “Precisamos lembrar que cada um de nós pode vir a ser um paciente na fila do transplante. Portanto, doar é um gesto muito importante, uma solidariedade que salva vidas. Uma atitude nobre”.
Heraldo Moura disse ainda que a rede de hospitais do estado está capacitada para realizar transplentes e a tendência é se aprimorar muito mais. “Ainda este ano, teremos unidades para transplante de pâncreas. Em 2010, estaremos fazendo transplente de pulmão. Já fazemos transplentes de rins, córneas, fígado e coração. Também estamos retomando o transplante de medula”, lembra.
“Adotamos no Brasil o modelo utilizado na Espanha, que está muito à frente da gente. Lá, existem entre 30 e 40 doadores para cada um milhão de habitantes. No Brasil, temos apenas uma média de sete doadores para cada um milhão de pessoas. Nossa meta é que consigamos chegar a esse patamar nos próximos 20 anos”, ressaltou Heraldo Moura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário