English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 1 de maio de 2011

AVULSO- JOÃO BATISTA DE CERQUEIRA


JOÃO BATISTA DE CERQUEIRA

*

Nasceu em Nova Soure, interior da Bahia, em 29 de agosto de 1953. Seus pais são Francisco Dantas de Cerqueira e Irene Maria de Santana.
Aprendeu as primeiras letras em sua terra natal, tendo chegado em Feira de Santana, com a família, em 1965, onde completou seus estudos.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em 1972, sendo diplomado em Medicina, na mesma faculdade, em 1978.
Realizou o curso de especialização em Urologia e Clínica Cirúrgica no Hospital Municipal de Tatuapé, em São Paulo.
Realizou o curso de Mestrado em Ciências Morfológicas, no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em 1984, tornou-se membro titular, por concurso, da Sociedade Brasileira de Urologia.
Regressando para Feira de Santana, foi nomeado Diretor da 2ª Diretoria Regional de Saúde do Estado e, lodo em seguida, Secretário Municipal de Saúde.
Foi eleito Vereador Municipal, onde apresentou vários projetos, inclusive os referentes a criação do Conselho Municipal da Educação e do Conselho Municipal da Saúde.
É portador da Comenda Dr. Gastão Guimarães e do Titulo  de Cidadão de Feira de Santana
Foi o primeiro presidente da Unimed de Feira de Santana, tendo participado ativamente na implantação da referida instituição e do  Hospital Unimed.
Presidiu a Unimed do Estado da Bahia, por dois mandatos consecutivos.
No âmbito da educação, foi professor do Ginásio Municipal Joselito Falcão de Amorim e professor, por concurso, da Universidade Estadual de Feira de Santana. Presidiu a Comissão de Operacionalização e Implantação do Colegiado do Curso de Medicina.
É Professor adjunto de Urologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, tendo publicado, em 2004, o livro “Anatomia Humana e Aprendizagem Baseada em Problemas”.
Em 2007, lançou “Asssistência e Caridade – a história da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, de 1859 a 2008”, hoje em sua 2ª edição.
Coordenou a Comissão de Reestruturação do Corpo Clínico do Hospital D. Pedro de Alcântara.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Cerqueira, João Batista de – Assistência e Caridade- A história da Santa Casa de Misdericóridia de Feira de Santana- 1859 a 2006. UEFSm 2007.
Cerqueira, João Batista de – Dr. João Batista de Cerqueira, informações pessoais.


A história da Santa Casa de Misericórdia, que teve origem em Lisboa, Portugal, e a sua importância para Feira de Santana e região foi destacada na noite de sexta-feira, 26, na Câmara Municipal, durante sessão comemorativa do sesquicentenário de fundação da instituição, responsável pela administração do Hospital Dom Pedro de Alcântara. O evento, que reuniu membros da irmandade, autoridades municipais e lideranças políticas, teve como palestrante o médico e ex-vereador João Batista Cerqueira.
“Não são muitas instituições no mundo que comemoram 150 anos”, ressaltou João Batista, que também é vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, uma das três instituições mais antigas de Feira de Santana – as outras são a Igreja do distrito de Maria Quitéria e a Câmara Municipal. Segundo o palestrante, a Santa Casa foi fundada em 25 de março de 1859 tendo como pilares os princípios da fraternidade e da caridade, que são os símbolos do compromisso com a solidariedade.
O crescimento da unidade hospitalar mantida pela Santa Casa mereceu destaque de João Batista. O Hospital Dom Pedro de Alcântara iniciou as atividades com apenas seis leitos, sendo três femininos e três masculinos. Ao longo dos anos, segundo ele, cerca de cinco mil dirigentes passaram pela Santa Casa, nas administrações conduzidas por 35 diferentes provedores. “Não resta dúvida que trata-se de uma instituição magnífica e grandiosa”, enfatizou.
Autor do requerimento que resultou na realização da sessão especial, o vereador Justiniano França (DEM) saudou o palestrante e convidados com um pronunciamento em que destacou “a dedicação e o amor ao próximo” que norteiam o trabalho da direção e servidores da instituição. Ele considerou o momento “muito especial”, considerando a contribuição da Santa Casa de Misericórdia para a saúde em Feira de Santana e municípios da região.
A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde, que compôs a mesa ao lado do palestrante, prefeito Tarcízio Pimenta, deputado federal Sérgio Carneiro, que representou o senador João Durval, provedor da Santa Casa Outran Borges e o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário