English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 1 de maio de 2011

AVULSO- JACY AMARAL FREIRE DE ANDRADE

 
FACULDADE DE MEDICINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (BRASIL)

*

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, em 1980. Residência Médica, em Infectologia (1981-1982). Mestrado em Medicina Interna (em 1987) e doutorado (em 1997), pela mesma universidade.
Especialização em Medicina Tropical, na Universidade de São Paulo (1982) e em Micologia, no Instituto Oswaldo Cruz (1984), no Rio de Janeiro.
Treinamento em pesquisa na University of California (2003).
Cursos e estágios em AIDS, Epidemiologia, Medicina da Pessoa, Problemas na Unidade de Tratamento Intensivo, em Metabolismo do Sistema Nervoso Central, Radiologia do Torax, Imunologia Aplicada, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Avanços da Terapia com Antibioóticos, HIstofisiologia do Sistema Nervoso e Medicina de Urgência.
Médica da Universidade Federal da Bahia, onde coordena o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais.
Artigos completos publicados em periódicos, 17. Capítulos de livros publicados, 5. Trabalhos completos publicados em anais de congressos, 6. Resumos publicados em anais de congressos, 30. Apresentações de trabalhos, 19. Participação em bancas examinadoras de mestrado, 25. Participação em bancas examinadoras de doutorado, 9.
Qualificação de doutorado, 5.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Jacy Amaral Freire de Andrade. Disponível em http://buscatextua l.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4785791J4.       Acesso em 27 de julho de 2009.


 
SANTIAGO DE COMPOSTELA
Minha foto ESTA CRÔNICA É DA AUTORIA DE JOANNY CANTÃO 
 
Joanny Cantão é acadêmica do último ano de Arquitetura e Urbanismo. Adora viajar, conversar, conhecer novos lugares e novas pessoas! Adora falar em outros idiomas, experimentar novas culinárias, sempre com alguma companhia.
 
 
 
- Convento de San Martino Pinaro: a igreja barroca deste monastério tem um enorme altar duplo e uma fachada plateresco adornada com figuras entalhadas de santos de bispos.
- Hostal de los Reyes Católicos: construído como hospedaria para os peregrinos doente, é hoje um hotel luxoso.
- Convento de San Paio de Antealtares: é um dos monastérios mais antigos do mundo, fundado no século 9º para abrigar o tumulo de São Tiago, que hoje está na Catedral.
- Praça das Praterias: o portão dos ourives de Catedral se abre para uma praça muito charmosa com a fonte dos cavalos no centro.
- Catedral: este grandioso espetáculo de torres dá as boas vindas aos peregrinos que chegam a Santiago. Embora a parte externa tenha sido remodelada ao longo dos séculos, o interior está praticamente intocável desde o século 11.
- Plaza do Obradoiro: é uma das praças mais bonitas do mundo, além de ser o ponto de encontro dos peregrinos. A fachada barroca da Catedral domina a praça.
P.S.: cada vez que eu leio a história de alguma praça, lembro do Profº Fúlvio e da Profª Silmara nas aulas de paisagismo e de arquitetura brasileira!


Na idade média, Santiago de Compostela era o terceiro mais importante destino de peregrinação dos cristãos, perdendo para Jerusalém e Roma. Em volta da Praça do Obradoiro, há um conjunto sem igual na Europa. O granito da região dá uma unidade à mistura de estilos arquitetônicos. Com ruas estreitas e praças antigas, o centro da cidade é bem compacto e pode ser percorrido a pé. Pontos altos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário