English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

73- AVULSO BIOGRAFIA: ÁLVARO NONATO DE SOUZA

ÁLVARO NONATO DE SOUZA


*


Em 1984, ingressou na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, sendo diplomado em 1989.
Realizou Residência Médica em Cirurgia Geral, no Hospital Ana Nery, Salvador, Bahia.
Estagiou no Instituto dei Tumori (Milão, Itália), no Anderson Cancer Center (Texas, Estados Unidos) e no Queen Elizabeth Hospital (Birminham, Inglaterra).
É Professor Assistente de Cirurgia, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Coordena o Internato da referida Escola, é coordenador de Ensino do Hospital Ana Nery e supervisor do Programa de Residência em Cirurgia  Geral,no mesmo hospital.
Vice-presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (Bahia) e coordenador  regional da Comissão Nacional de Residência Médica.
Integra a Comissão Cultural da Associação Bahiana de Medicina. Preside a Associação Brasileira de Medicina e Arte, é coordenador médico do Hospital Português da Bahia e conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina (onde preside a 1ª Câmara do Tribunal de Ética Médica).

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Disponível em http://www.cremeb.org.br/cremeb.php?m=site.pagina&pag=205&idioma=br#. Acesso em 31 de maio de 2011.
============================================
 



 
A ARTE NA MEDICINA
 (RONALDO CUNHA DIAS)


*
Nós, profissionais da área da saúde, estamos conscientes da crescente mecanização da medicina, onde exames são telerrealizados, diagnósticos feitos, muitas vezes, sem o contado do médico com o paciente. A Associação Brasileira de Medicina e Arte - ABMA, foi criada na cidade de Salvador/ Bahia, durante o 1º Congresso Brasileiro de Medicina e Arte, em 2002, tendo como objetivo defender e divulgar a arte no processo de humanização no exercício da medicina. Relação médico-paciente, deteriorada pelas constantes imposições da realidade do nosso cotidiano, áreas físicas hospitalares impróprias, enfermarias superlotadas, médicos e enfermeiras apressados, formam o ambiente propício para o fracasso na recuperação plena dos pacientes. "A ARTE NA MEDICINA ÀS VEZES CURA, DE VEZ ENQUANDO ALIVIA, MAS SEMPRE CONSOLA". É com este slogan que a ABMA vem divulgando, por todo o país, a interação da medicina com a arte, nas suas mais variadas formas (música, desenho, dança, pintura, escultura, entre outros) como processo coadjuvante no tratamento e recuperação dos pacientes enfermos. E os resultados são animadores e surpreendentes. Maternidades com som de músicas clássicas proporcionam um ambiente sereno para as parturientes e recuperação precoce no pós-parto, palhaçoterapia favorecendo a aceitação da terapia na pediatria, fisioterapia motora e respiratória, através de aulas de bateria e saxofone, processos depressivos plenamente recuperados pela pintura e teatro, melhorando a autoestima, são exemplos de como o exercício da atividade artística torna-se benéfico ao paciente. A lista de benefícios é enorme e as necessidades para a implantação do programa é extremamente simples e acessível. São palavras do Presidente da ABMA Dr. Álvaro Nonato de Souza: "Ao adentrarmos o século XXl uma antiga idéia, a união entre a medicina e as artes, se reveste de uma nova e fascinante roupagem. Os poderes dessas duas formas de interação humana estão sendo redescobertos, investigados e reintroduzidos na vida de muitos médicos, bem como no seio da própria medicina". 
 AUTOR: Dr. Ronaldo Cunha Dias, membro Associado da ABMA
===========================================================

O Azul Celestino das Pombas


O cheiro doce
da terra já lavrada
atrai os pássaros
em cada madrugada…

A terra vermelha
foi molhada.
Não há nada a perceber
depois das chuvas…

Só mais tarde
a seara
ondulará ao sol
e haverá mel nas uvas…

Agora,
é o triângulo
que une os braços
da charrua ao solo
que semeia as virtudes.
O querer, o saber e o poder
num olho garço imenso
que ilumina
os desígnios das alfaias.

No fogo já extinto
das tardes calmas,
os frutos maduros
serão por fim
oferecidos
às pombas
e desse azulecer
se fará o pão
das nossas almas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário