English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 12 de maio de 2011

63- AVULSO BIOGRAFIA - BERNARDO GALVÃO CASTRO FILHO

 
BERNARDO GALVÃO

*


Nasceu em Salvador, em  3 de maio de 1945. Realizou os estudos primário e secundário no Colégio Bernardo Galvão e Central da Bahia.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, tendo-se graduado em 1969, depois de um curso repleto de sucessos.
Em 1971, concluiu o curso de Residência Médica, na mesma Universidade. Em 1974, terminou o Mestrado em Patologia Humana, também na UFBa.
Lecionou Patologia, na Universidade Nacional de Brasília.
Em seguida, foi para a Suíça, onde, na Faculdade de Medicina da Universidade de Genebra, realizou o Doutorado.
Voltando ao Brasil, ingressou na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro, quando iniciou a carreira de brilhante pesquisador.
De 1980 a 1984, coordenou projeto da Organização Mundial de Saúde, para implantação do Centro de Imunologia Parasitária, na Fiocruz. O referido Centro é o núcleo inicial do Departamento de Imunologia do Instituto Oswaldo Cruz.
Durante os primeiros anos, o Centro de Imunologia Parasitária da Fiocruz,  foi dirigido por Prof. Bernardo Galvão.
Em 1985, introduziu , no Departamento de Imunologia do Instituto Oswaldo Cruz, modernas técnicas para o diagnóstico rápido da AIDS.
Em 1987, isolou, com o auxílio de colaboradores, pela primeira vez na América Latina, o HIV, agente etiológico da AIDS.
Em 1988, regressou a Salvador, com a finalidade de implantar o Laboratório Avançado de Saúde Pública, no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz.
Dez anos depois, realizando pesquisando na Fundação Gonçalo Moniz, demonstrou que Salvador é a cidade do Brasil com maior prevalência do vírus HTLV-1
Em 2002 implantou, na Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciências, o Centro de Referência para o Atendimento Integrado e Multidisciplinar de Indivíduos Infectados com HTLV-1.
É Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação da referida escola.
Membro da Academia de Medicina da Bahia e portador de vários prêmios e honrarias, do Brasil e da Suíça.
Pertence à Academia de Medicina da Bahia e várias outras instituições científicas do Brasil e do exterior.
Artigos completos publicados em periódicos, cento e quarenta e nove. Capítulos de livros, dois. Trabalhos completos publicados em anais de congressos, dois. Resumos publicados em anais de congressos, trinta e oito. Participações em bancas examinadoras de mestrado, trinta e oito.  Idem de doutorado, seis. Participação em eventos científicos, sessenta e sete. Organização de eventos científicos, treze. 

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Castro Lima, Humberto de – Recepção ao acadêmico Bernardo Galvão Castro Filho. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume XII, julho de 2003.
Bernardo Galvão Castro Filho, Prêmio José Silveira- Tribuna da Bahia, edição de 11 de novembro de 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário