English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 12 de maio de 2011

61- AVULSO BIOGRAFIA- ARMÊNIO GUIMARÃES

 
ARMÊNIO GUIMARÃES


*


Nasceu em Salvador, em 17 de junho de 1933, sendo seus pais Audemário Silvino Pinto Guimarães e Zélia Costa Guimarães. Seu pai, Prof. Audemário Guimarães foi um anatomista famoso “que, ao revés da maioria dos professores da época, meros repetidores dos tratados clássicos, ensina objetivamente através de esplêndidas peças, preparadas com invulgar maestria e beneditina dedicação” ( Obra citada ).
Armênio foi excelente aluno do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, dos Irmãos Maristas e da Faculdade de Medicina da Bahia. Colou grau, referida Faculdade, em 1956.
Estagiou com o Prof. Jorge Augusto Novis, no Hospital Prof. Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia.
Em seguida, trabalhou, como clínico geral, na Maternidade Tsylla Balbino.
Finalmente, no período de 1964 a 1965, estagiou, como médico bolsista, na Divisão de Cardiologia do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Minnesota e no Hospital de Minnneapolis, nos Estados Unidos.
Uma carreira brilhante assinala a vida de Armênio Guimarães: Instrutor de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia; Professor Adjunto de Clínica Propedêutica Médica; Consultor em Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Fundação Universidade de Brasília; Professor Associado Visitante da Divisão de Cardiologia do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Cornell, em New York, Estados Unidos; Médico Assistente do Ambulatório de Cardiologia do New York Hospital; Docente Livre e Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia; Professor Visitante de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Brasília, etc., etc.
Tem inúmeros trabalhos científicos, publicados no Brasil e no exterior e pertence a Academia de Medicina da Bahia e várias outras instituições médicas e culturais.
É, no momento, um vultos mais importantes da medicina baiana.


FONTE BIBLIOGRÁFICA:

Magalhães Neto, José Maria de – Discurso de Saudação ao Prof. Armênio Guimarães. Anais da Faculdade de Medicina da Bahia, Volume VII, julho de 1987.



 


HOSPITAL DE MINEÁPOLIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário