English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

55-AVULSO BIOGRAFIA - ANTÔNIO MATHEUS LUIZ BISCAIA

 


*


Médico baiano, endocrinologista e nutrólogo de grande prestígio, introdutor  da Nutrição Parenteral na Bahia. 
Professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e Professor titular da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, da qual foi Vice-Diretor por doze anos consecutivos.
Foi assistente do Prof. Jorge Augusto Novis e estagiou com o Prof. Hussay, Prêmio Nobel de Fisiologia.
Dirige, com a Dra. Maria do Céu Carvalho de Araújo, a Unidade de Terapia Nutricional do Hospital Espanhol, e para isso constituiu uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, composta por médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, atendentes de nutrição e técnicos de enfermagem, para atendimento especializado de nutrição enteral e parenteral, durante vinte e quatro horas por dia.
O Serviço montado pelo Prof. Antônio Biscaia é  pioneiro no Norte e Nordeste  e é referência para treinamento e estágio de diversos profissionais de saúde de vários estados do Brasil.
“A nutrição enteral – diz o Prof. Biscaia -- é ministrada por acesso ao trato digestório e a parenteral infundida por veia periférica, para soluções de baixa osmolaridade até 700 mOsn e por veia central , habitualmente jugular e subclávia, para soluções de alta osmolaridade”.
A Unidade de Terapia Nutricional começou suas atividades há cerca de quinze anos, com apenas duzedntos preparos mensais e, hoje, realiza mais de quatro mil por mês. Ao longo de sua existência produziu, aproximadamente, mais de trezentos  e trinta e sete mil preparos de nutrição enteral e parenteral, sem nenhuma complicação.
A convite do Prof. Dr. Aniceto Luis Charro Salgado, chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital San Carlos, o Prof. Biscaia participou do 11º Curso de Doutoramento em Nutrologia, em Madrid, Espanha. Na ocasião o visitante abordou, para mais de oitenta participantes, diversos aspectos ligados ao manejo de hiperglicemia em Nutrição Parenteral, Metabolismo Lipídico e Dislipidemias.
Da referida palestra resultou convênio com o Hospital San Carlos e com o Complexo Hospitalar Juan Canalejo, de Madrid, cuja vigência teve início a partir de 2004.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:


==============


HOSPITAL ESPANHOL DA BAHIA É REFERÊNCIA EM TERAPIA NUTRICIONAL






*
 
Há 14 anos, o endocrinologista e nutrólogo, Dr. Antonio Luiz Matheus Biscaia, juntamente com a Dra. Maria do Céu Carvalho de Araújo, vem coordenando com excelência a Unidade de Terapia Nutricional (UTN) do Hospital Espanhol, que conta com uma equipe multidisciplinar, altamente capacitada, composta por médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, atendentes de nutrição e técnicos de enfermagem, para o atendimento especializado de nutrição enteral e parenteral. O serviço funciona em regime de 24 horas.
O coordenador da unidade conta que a UTN do Espanhol foi pioneira no Norte e no Nordeste do Brasil, ao iniciar este serviço de destaque, antes mesmo da formulação das portarias que regem estas terapias. “O serviço também passou a ser referência para o treinamento e estágios de diversos profissionais de saúde como médicos residentes, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos, sendo que muitos destes, hoje, integram outros serviços em Salvador”, destaca Biscaia. De acordo com o médico, a terapia nutricional é utilizada em situações especiais, quando o paciente não pode ou não quer alimentar-se por via oral.
“A nutrição enteral é ministrada por acesso ao trato digestório e a parenteral infundida por veia periférica, para soluções de baixa osmolaridade até 700 mOsm e por veia central habitualmente jugular e subclávia para soluções de alta osmolaridade”, explica.
A UTN iniciou suas atividades com apenas 200 preparos mensais e, hoje, realiza mais de quatro mil preparos por mês. Ao longo destes anos já foram produzidos cerca de 337.618 mil preparos de nutrição enteral e parenteral, sem nenhuma complicação.
Confira algumas fotos do preparo da nutrição enteral e parenteral.
Dr. Antonio L. Matheus Biscaia participou de intercâmbio em Madrid
A convite do Prof. Dr. Aniceto Luis Charro Salgado, chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital San Carlos, o coordenador da Unidade de Terapia Nutricional do Hospital Espanhol, Dr. Antonio L Matheus Biscaia, participou no mês de março, do Curso de doutorado em Nutrologia – 11º Curso de Atualizaciones e Controversias em Nutricion, em Madri, Espanha, proferindo palestra para mais de 80 participantes. No evento, o médico abordou diversos assuntos como o manejo de hiperglicemia em Nutrição Parenteral, a Nutrição Parenteral e a diabetes, metabolismo lipídico, dislipidemias, fisiopatologia, classificação e tratamento.

Em 2004, o Hospital Espanhol firmou convênio com o Hospital San Carlos de Madrid e com o Complexo Hospitalar Juan Canalejo, com o objetivo de promover intercâmbio cultural científico hospitalar entre os médicos destas três instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário