English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 7 de maio de 2011

47- AVULSO BIOGRAFIA - ANDRÉ GUANAES



*



Filho de Sócrates Guanaes Gomes, médico pneumologista de grande renome, falecido em 1979, quando fazia a travessia Salvador-Itaparica.
Especialista em Clínica Médica, Terapia Intensiva e Pneumologia.
Mestre em Medicina Interna, pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Cardiologia, pelo INCOR-Universidade de São Paulo.
Humanista por excelência, fundou, em 2000, com o publicitário Nizan Guanaes (seu irmão) e alguns médicos baianos, o Hospital da Cidade, em Salvador, hoje adquirido pela Promédica.
André Guanais tem se destacado na defesa e difusão da humanização da Medicina Intensiva. É diretor-presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Sócrates Guanaes, o qual tem por finalidade a promoção da saúde por meio da pesquisa e, sobretudo,  da educação, oferecendo cursos de pós-graduação em Medicina Intensiva a médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas.
É membro efetivo de numerosas instituições científicas do Brasil e do exterior e tem participado de centenas de conferências, mesas redondas, simpósios, congressos e demais eventos na área de sua especialização.
De sua extensa bibliografia constam centenas de trabalhos sobre Reanimação Cardiorespiratória-cerebral, Suporte Ventilatório e Humanização.
Foi presidente do XIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, realizado em 2008, na cidade do Salvador.
É fundador da Comissão de Reanimação e Humanização da Associação de Medicina Intensiva do Brasil, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e da Society of Critical Care Medicine.
Por todos os créditos de que é merecedor, o Dr. André Guanaes é conhecido como exemplo de médico “humanista, de berço e formação” (2).


FONTES BIBLIOGRÁFICAS
André Guanaes. Disponível em http://potal.anhembi.br/publique/temp
lates/htm/=template04/external/cursos/méd/dr_andre=guanaes.htm. A
cesso em 07 de janeiro de 2009.
Anuário de  Saúde, Bahia, 2008 – Pricewaterhousecoopers.  Salvador,
2008.
Universidade Anhembi Morumbi – Disponível em http://www2.anhe
nbi.br/publique/cgi/cgilma.sys/start.htm?infoid=79207&sid=4183. A
cesso em 07 de Janeiro de 2009

==================================
HOSPITAL DA CRIANÇA, EM FEIRA DE SANTANA, RECEBE O NOME DE SÓSTENES GUANES
O PAI NÃO COLOCA FARDOS PESADOS EM OMBROS FRACOS
(Extraído de

“Aos 13 dias do mês de julho do ano 2000, a partir das 14h, reuniram-se, em Assembleia Geral no auditório do Hospital da Cidade, sito nesta Capital à Rua Saldanha Marinho, 88, as senhoras Esmeralda Mansur de Carvalho Guanaes Gomes, Kátia Maria Rodamilnas Guanaes Gomes, Maria Gomes Guanaes Silva, Maria de Fátima Santana Maia, Tânia Maria Chagas Nery, Dirce Yurico Maeda, Angela Tahara, Cristiana Mercuri de Almeida, Lourdes Pena Batista, Lenildes Silva Liberato de Moura, Urânia Guanaes Lopo, Maria Andreza Mansur de Carvalho Gouveia, Maria Ludmila Caldas Guimarães Queen e os senhores Nizan Mansur de Carvalho Guanaes Gomes, Joaquim Guanaes Comes, André Mansur de Carvalho Guanaes Gomes, João Damasceno Mansur de Carvalho, Ursicino Pinto Queiroz, Carlos Alfredo Marcílio de Souza, William Anthony de Sá Queen, Newton Rocha Quadros Cairo, Antônio Branco Neto, Valdério Gonçalves Feitosa, Juracy Magalhães Neto, José Andrade, Carlos Alberto Ferreira Parabrisa, Moacir Mansur de Carvalho, Mário de Mello Kertész, Bolivar Ferreira Costa, Teócrito Guanaes Gomes, Jaime Batista, Sílvio Liberato de Moura, Reginaldo Farasco Perna, João Carlos da Silva Sampaio, Ricardo Pimentel Marback, Nivaldo Menezes Filgueiras, Cláudio Celestino Zollin, Alberto Valente Filho, Paulo André Jesuíno dos Santos, João de Souza Pondé Neto, Heitor Portela Póvoas Filho e a pessoa jurídica Bahia Serviços de Saúde Ltda, representada, na forma estatutária, por seus diretores, e que atua sob o nome de fantasia “Hospital da Cidade“, com o propósito de constituírem uma Associação Civil, sem fins lucrativos, tendo como objetivos basilares, entre outros, a realização de atividades que visem à promoção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, na forma do disposto no inciso XII, da Lei n0 9.790/99, voltados ao desenvolvimento das ciências médicas, ao aperfeiçoamento técnico-científico do ensino da medicina no país e da assistência médico-hospitalar, à difusão de tecnologia e conhecimentos na área de saúde desenvolvidos no país e no exterior, ao estímulo a pesquisas tecnológicas e médicas e, sobretudo, ao aperfeiçoamento ético e humanístico da medicina. Por consenso dos presentes, foi eleita, unanimemente, para presidente da Assembleia, a Sra. Esmeraldo Mansur de Carvalho Guanaes Gomes, que convidou a mim, Bolívar Ferreira Costa, para secretariar os trabalhos a serem realizados nesta assentada, um dos quais o consistente na lavratura da correspondente e consequente ata da pressente Assembleia”.
Como visto, criação de uma entidade, sem fins lucrativos, com os nobilíssimos propósitos acima elencados, dentre os quais, sobretudo, o aperfeiçoamento ético e humanístico da medicina.
Com esse perfil é que foi foi plantada, já completamente impregnada de todos esses alvissareiros objetivos, a 13 de julho de 2000  - fruto do idealismo, da perseverância e da obstinação do seu mentor e idealizador, o conhecido e respeitado médico intensivista André Guanaes, baiano de boa cepa, filho do já falecido e também festejadíssimo médico baiano e ex-professor da centenária Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, o Dr. Sócrates Guanaes - a benfazeja semente, cujos primeiros tentáculos se consubstanciam, exatamente, no histórico trecho supratranscrito, extraído da ata da sua fundação, e da qual brotou e exsurgiu, para o mundo, o à época denominado Cepesg – Centro De Estudos E Pesquisas Sócrates Guanaes, atualmente intitulado ISG - Instituto Sócrates Guanaes, que vem a ser, justamente, a entidade que irá gerir e administrar, a partir desta sexta-feira, 27 de agosto de 2010, data do início das suas operações, o maior e mais completo Hospital Pediátrico de todo o Brasil, o HEC – Hopital Estadual Da Criança, sediado no vigoroso município circunvinzinho de Feira de Santana, obra essa que, pela sua dimensão e envergadura, é, evidentemente, suprapartidária, razão pela qual, induvidosamente, queira-se, ou não, coloca a Bahia, o seu governador, o seu secretário de Saúde, bem assim todos os demais homens públicos responsáveis pela sua realização, em lugar de destaque no cenário nacional; algo, assim, poder-se-á conjecturar, como que no Panteão da Glória.
De resto, sendo ela, como é, uma obra gigantesca e cuja importância bem o sabem aquelas desafortunadas pessoas, que, infelizmente, já passaram pela incomensurável dor de perder um filho em tenra idade, por falta de adequada assistência médico-hospitalar   - problema esse que, decerto, não terminará, de vez, com a inauguração desse emblemático hospital, mas será, sobremaneira, diminuído, disto eu não tenho a menor dúvida -, sua administração e gestão não poderiam ser, como estão sendo, entregues a melhores mãos, ombros, braços e coração, eis que, como nos ensinou o Mestre Jesús, “o Pai não coloca fardos pesados em ombros fracos”, daí o total e completo acerto da decisão da comissão de licitação, que apontou o ISG como vencedor do respectivo processo licitatório, posto que também são largos e fortes, sem nenhum favor, os seus ombros, assim também os do seu denodado e saudavelmente obstinado criador, que bem demonstra, na prática diuturna da sua vida inteiramente dedicada, com acendrado amor, à causa da medicina, o quanto de verdade existe no aforismo “filho de peixe já nasce nadando”.
Testemunho de quem, como eu, o conhece de perto. É dizer: para suportar fardos pesados, só mesmo ombros fortes – e, acrescento eu, mãos, braços e coração também. Parabéns Bahia,  parabéns Wagner, parabéns Solla, parabéns Guanaes, os baianos bem que há tempos já mereciam este gigantesco e maravilhoso presente, que virá a ser, anotem aí, um eterno e capacitadíssimo salvador de tenras e indefesas vidas: o HEC - Hospital Estadual da Criança.
Bolívar Ferreira Costa
Advogado


Nenhum comentário:

Postar um comentário