English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

327- JOÃO ADRIÃO CHAVES

ARMADA BRASILEIRA RUMANDO PARA A GUERRA DO PARAGUAI

*


Nasceu em Salvador, no ano de 1834.
Seus estudos iniciais foram realizados em sua cidade natal. Primeiramente, na escola do professor Francisco de Paula Amor e, logo depois, no colégio do padre Eytyquio Pereira da Rocha e no Liceu Provinciano da Bahia.
Em 1849, aos 15 de idade,  foi nomeado para a Pagadoria Militar. Depois, foi promovido, sucessivamente,  passou a Alferes, Segundo Tenente, Primeiro Tenente e Capitão da Guarda Nacional.
Em 1852, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia e, no mesmo ano, recebeu do Conselho de Instrução Pública, habilitação para ensinar francês, latim, inglês, retórica, filosofia, geografia e geometria.
Dois anos após, ainda aluno do terceiro ano de medicina, deslocou-se para Maragogipe, onde combateu a epidemia de cólera morbus que assolava a região.
Em 18 de dezembro de 1858, concluiu o curso de medicina e em 1860 foi convocado para a Aramada do Império, no posto de 2º Cirurgião e realizou viagens de instrução à Europa, Estados Unidos e outros países.
Em 1867, foi promovido para  1º Tenente e 1ºCirurgião.
Em 1872, passou a Capitão Tnente Honorário e Cirurgião de Divisão.
Em 1864, serviu em Paissandu, na Guerra do Paraguai, ocasião em que mereceu várias menções honrosas. Em Montevideu, se apresentou, como voluntário, para tratar casos de cólera diagnosticados em tripulantes da corveta “Recife”, fundeada naquela capital.
Concluida a luta contra o Uruguai, deslocou-se para Suipacha, onde dirigiu o hospital militar.
Sua atuação como médico da Aramada Brasileira foi elogiada pelos governos da Argentina, do Uruguai, e do Brasil.
Em  1869, assumiu a Chefia do Corpo de Saúde da Armada Brasileira, depois de ter servido como Chefe de Saúde, no Paraguai.
Nomeado Cônsul Geral do Brasil em Buenos Aires, passou, em janeiro de 1872, a Cônsul Geral do Império do Brasil, na República da Argentina.
Portador de várias condecorações, mereceu de seu biógrafo, WillianVieira do Nascimento, a seguinte afirmativa: “homem extraordinário pelos feitos realizados nas Campanhas do Urugai e do Paraguai, foi festejado em outros países, mas, no entanto, esquecido em sua terra natal”...
Faleceu em 9 de outubro de 1890, a bordo do paquete “La Prata”, quando viajava para Portugal, na qualidade de Cônsul do Brasil.


FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Vieira Nascimento, William. Cônsol Dr. João Adrião Chaves. Revista do Instituto Genealógico da Bahia, n. 23, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário