English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

326- DOMINGOS GUEDES CABRAL


"FUNÇÕES DO CÉREBRAO", UMA TESE CONTESTADA



*

Domingos Guedes Cabral nasceu em Salvador, no dia 29 de outubro de 1852, sendo seus pais o educador Dominos Guedes Cabral e Faustina Maria do Nascimento.
Tentou, inicialmente, a carreira jurídica. Depois, estudou Filosofia, mas terminou descobrindo que a Medicina seria a sua profissão.
Para ele "a Medicina é a nova e única verdade filosófica" (Obra citada).
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1970 e por ela concluiu o curso médico no ano de 1975.
Para obter o grau de Doutor em Medicina apresentoua tese  intitulada "Funções do Cérebro".
Sua tese não foi aceita pela Congregação da Faculdade e o fato provocou "um incidente de proporções consideráveis" (Ibidem), pelo que Domingos Guedes a substituiu por outra, denominada "Qual o melhor tratamento para a Febre Amarela ?".
A tese recusada era um alentado estudo, com mais de duzentos páginas, rico em profundos conhecimentos de anatomia, antropologia e, sobretudo, de conhecimentos acerca das teorias de grandes cientistas do momento (Huxley, Haeckel e Darwin, dentre outros).
A recusa provocou protestos, sobretudo de seus colegas de turma, o que fez com que ela fosse publicada sob a forma de livro, no ano de 1876.
A reação da Igreja foi enorme e repercutiu de tal modo que o jovem médico teve de mudar-se da capital baiana.
Fixou residência em Larangeiras, no Estado de Sergipe e naquela cidade trabalhou como médico, muito embora tivesse sido recebido de forma hostil. A repulsa foi de tal ordem que um jornal local convocou a população para expulsá-la da cidade, sob alegação de que ele era um "médico ateu".
Face o ocorrido, Domingos Guedes Cabral regressou para Salvador, bastante triste e abatido, vindo a falecer precocemente, no ano de 1883.


FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Revista da SBHC, Rio de Janeiro, v.5, n.1, p.6-33. jan/julho 2007.




HUXLEY



HAECKEL



DARWIN





DEUS OU DARWIN?






"O que podemos compreender a respeito da relação entre Darwin e o que a Bíblia nos ensina?

Acredito que a maioria das pessoas que vivem hoje passou por uma escola e ouviu falar a respeito de Charles Darwin, o evolucionista do século 19 que marcou profundamente a vida e a história das pessoas por causa da teoria "A origem das espécies".

Como físico, tendo me especializado em ressonância eletromagnética nuclear, dediquei parte significativa do meu tempo para estudar a respeito das teorias de Darwin, e ainda do ponto de vista bíblico, também chamado criacionista. Se acreditarmos na evolução, automaticamente iremos questionar a essência da Bíblia e os conceitos que ela trás sobre Deus, eternidade e a vida do homem na Terra, sobre os princípios morais, enfim, iremos relativizar a nossa própria existência.

Quando cremos que Deus é um ser pessoal, que tem uma mente, vontades, planos, projetos, que é onipotente, onisciente e onipresente, porém revelou seu plano ao homem através da Bíblia Sagrada, sem nenhuma sombra de dúvida estabelecemos um absoluto, um referencial em nossas vidas.

Se aceitarmos as teorias da evolução, consequentemente isso tira o mastro, o pilar central de nossa existência, de um referencial absoluto e relativisa os demais aspectos da vida. Constata-se desta forma a importância em parar para meditarmos a respeito da teoria da evolução e também da proposta da criação do ponto de vista bíblico... "

Dep. bispo Rodovalho
Brasília, 18/11/09
 
===========================
 
BIOGRAFIAS:
VIVOS: 69
MORTOS: 326
TOTAL: 395
Em 19/05/2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário