English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 15 de maio de 2011

319- LAFAIETE COUTINHO

 


LAFAIETE COUTINHO

*

Nasceu em João Pessoa, Paraíba, no dia 12 de dezembro de 1906, sendo seus pais Esmerino Coutinho de Albuquerque e Dália Coutinho de Albuquerque.
Cursou os estudos preparatórios nos Colégios Pio X e Liceu Paraibano, em João Pessoa.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1924, sendo por ela diplomado no ano de 1929.
Iniciou a vida profissional em Condeúba, transferindo-se depois para a capital da Bahia onde iniciou sua vida acadêmica, a qual culminou com a conquista da cátedra de Urologia, na Faculdade de Medicina.
Além de professor universitário, exerceu vários cargos, tais como médico do Serviço de Pronto-Socorro da Universidade Federal da Bahia, membro de várias instituições: Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Associações Bahiana de Medicina e Urologia e do Sindicato dos Médicos da Bahia; vice-presidente da Federação das Indústrias. Presidente Moinho Salvador, da Cesmel S.A. e do Conselho Deliberativo do Instituto de Cacau da Bahia; Secretário Estadual de Segurança Pública da Bahia, 1955-1958; Secretário Estadual de Agricultura, Indústria e Comércio da Bahia, 1959. Participante do projeto da criação da Petrobrás.
Deputado Estadual Constituinte (1947-1951), Deputado Federal (1951-1955, 1958 e 1959-1963).
De sua bibliografia constam os seguintes trabalhos: Tratamento de Úlceras Gastro-Duodenais; Traumatismo da Uretra e Seu Tratamento; Do Equilíbrio Ácido-Básico em Urologia; Da Resseção Endoscópica do Adenoma de Próstata.
Faleceu em 6 de setembro de 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário