English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 15 de maio de 2011

318- CARLOS ALBERTO PIRES DALTRO


CARLOS ALBERTO PIRES DALTRO


Aos 24 anos de idade, formou-se em Medicina pela tradicional Faculdade de Medicina da Bahia, berço de ensino universitário no Brasil.
Iniciou sua vida profissional em Jacobina, cidade onde nasceu no final da segunda  década do século XX.
Em seu consultório, dizem as crônicas, situado na rua Senador Pedro Lago, “havia um quadro na parede com uma reportagem do jornal A Tarde contando a história da primeira cirurgia de bócio realizada com sucesso no estado, exatamente pelo cirurgião Carlos Daltro” (Fonte citada).
Relata Giorlando Lima que “todo mundo em Jacobina conhecia Carlito naqueles anos de 1980, quando passei a trabalhar com ele. Era o grande médico, em que todos confiavam”(Ibidem).
Médico, jornalista e político, Carlos Daltro era um homem culto, amante da boa música e apaixonado pelo cinema. Seu afeição à sétima arte fez com que construisse um cinema, o Cine Payayá, nome que escolheu em homenagem aos índios que viviam em Jacobina.
Político muito popular, foi eleito deputado e ocupou a Prefeitura de sua cidade natal por dois perídos, merecendo de seus conterrânios notório reconhecimento.
Faleceu em setembro de 2009, com 81 anos de idade.



FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Lima, Giorlando – Carlito Pires. Disponível em  http://notasdabahia.com/2009/09/19/historias-com-doutor-carlito-lider-que-se-foi/. Acesso em 13 de maio de 2011.
===================================
Jacobina - Morre ex-deputado Carlito Daltro
image
CARLOS ALBERTO PIRES DALTRO 
(Foto:Jornal O Encarte)


Daltro será sepultado nesta sexta-feira (Foto:Jornal O Encarte)
O ex-prefeito e ex-deputado estadual Carlito Daltro faleceu na noite desta quinta-feira (17), aos 82 anos de idade, na cidade de Jacobina. Corpo será sepultado hoje à tarde.
O ex-deputado estadual e também ex-prefeito de Jacobina, Carlos Alberto Pires Daltro, conhecido como Carlito Daltro, faleceu na noite desta quinta-feira, 17, na Clinica Santa Bárbara, em Jacobina, aos 82 anos de idade. Seu corpo está sendo velado no salão nobre da Câmara de Vereadores da cidade.
Em razão da sua morte, Luto Oficial de três dias foi decretado pela prefeita Valdice Castro. Ela disse que “associa-se ao pesar da família e solidariza-se com a sociedade jacobinense pela perda de um de seus mais expressivos membros”.
O sepultamento de Carlito Daltro está previsto para o período da tarde, no Cemitério Jardim da Saudade, em Jacobina.
Assembleia também vai decretar luto oficial
O deputado estadual Sérgio Passos (PSDB) informou que vai apresentar uma Moção de Pesar pela morte do ex-prefeito de Jacobina e ex-deputado estadual Carlito Daltro, que faleceu na noite desta quinta-feira.
O deputado também afirmou que Assembleia Legislativa da Bahia estará decretando Luto Oficial de três dias pela morte do ex-deputado Carlito Daltro.
Sérgio Passos lembrou ainda que Carlito Daltro foi o fundador do PSDB em Jacobina, tendo contribuído para o crescimento da legenda em toda a região.
"Lamento profundamente a perda deste companheiro de caminhada, a quem Jacobina e a região serão eternamente gratos", disse Passos.

Com informações do Notícia Livre




MINA DE OURO EM JACOBINA









Nenhum comentário:

Postar um comentário