English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 24 de abril de 2011

AVULSO- GILSON SOARES FEITOSA


 
GILSON FEITOSA


Geraldo Leite


Nasceu em Aracaju, Sergipe. Fez os cursos primário e secundário na capital sergipana. Os estudos preparatórios foram realizados no Colégio da Bahia, em Salvador.
Em 1965 foi aprovado nos exames de habilitação de ambas as faculdades de medicina de Salvador. Na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, foi classificado em primeiro lugar. Optou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, pela qual foi diplomado em 1970.
Nos anos de 1972-1973, realizou Residência Médica no Hospital Universitário Prof. Edgar Santos. Logo depois, seguiu para os Estados Unidos, onde se especializou em Cardiologia. Freqüentou, como Interno, o Hospital do Medical College of Pennsylvania e obteve o certificado do American Board of Internal Medicine.
Regressando à Bahia, prestou concurso para professor auxiliar de ensino da Faculdade de Medicina da UFBa, onde permaneceu até 1978.
Em 1979, tornou-se professor titular de Clínica Médica, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e assumiu a chefia do Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, onde permanece até o momento atual.
Dirige também o Serviço de Cardiologia do Hospital Aliança da Bahia, desde 1989.
É membro destacado de várias instituições científicas e culturais, dentre as quais destacamos a Sociedade Brasileira de Cardiologia (da qual foi presidente), a Sociedade Sul-Americana de Cardiologia (da qual foi vice-presidente e presidente), a Sociedade de Cardiologia da Bahia (da qual foi presidente), a Sociedade de Cardiologia da Venezuela (da qual é sócio honorário), a Sociedade de Cardiologia da Paraíba (da qual é também sócio honorário), a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, a Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia e a Academia de Medicina da Bahia.
Publicou dois livros, vinte e dois capítulos de livros, dezenove trabalhos científicos em revistas indexadas (das quais seis  estrangeiras) e onze trabalhos em periódicos não indexados.
Participou de sessenta e cinco congressos de cardiologia, no Brasil e no exterior, presidindo alguns deles.
É um dos pioneiros na utilização de células-tronco para a recuperação ventricular dos corações chagásicos.
O Dr. Gilson Soares Feitosa é uma das maiores expressões da Cardiologia brasileira.



FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Cruz, Thomaz Rodrigues da – Discurso de Recepção do Dr. Gilson Soares Feitosa na Academia de Medicina da Bahia. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Volume XIV, dezembro 2004.

=================


2 comentários:

  1. Dr. Gilson Feitosa e um profissional de uma competência impar. E uma referencia em cardiologia, no Estado da Bahia e no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Gilson Feitosa cardiologista das maiores referência de conhecimentos em doenças do coração e que nos dá cidade de Guanambi tivemos o privilégio do nosso saudoso médico Dr.Waldorf de ter sido seu colega e que tanto falava muito bem do Dr.Gilson Feitoso pelo seu conhecimento em doenças do coração.
    Lauleste Castro publio

    ResponderExcluir