English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 24 de abril de 2011

AVULSO- FERNANDO DE SOUZA PEDROSA

 



Geraldo Leite


Nasceu em Salvador, a 8 de fevereiro de 1931, sendo seus pais Manoel José Pedroza e Judith de Souza Pedroza.
Fez os estudos preparatórios no Colégio Antônio Vieira, em sua cidade natal.
Matriculou-se, em 1951, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
Como estudante de medicina, freqüentou o Serviço de Propedêutica Clínica, do Professor Augusto Mascarenhas; o Serviço de Tisiologia, do Professor José Silveira (no Instituto Brasileiro de Investigação da Tuberculose e na Clínica Tisiológica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia); a Maternidade Nita Costa e o Hospital Getúlio Vargas, sob orientação, respectivamente, dos Professores Djalma Ramos e Carlos Aristides Maltez.
Diplomou-se em Medicina, em 1956.
No mesmo ano, passou a frequentar o Serviço de Clínica Cirúrgica do Professor Aristides Maltez e ingressou, por concurso, no Serviço Médico da Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRÁS).
Na Petrobrás, foi supervisor dos serviços médicos dos campos de Candeias, Dom João, Catú e Mata de São João. Nesta última cidade, incentivou e fez inaugurar, em 1959,  a maternidade local, motivo pelo qual foi agraciado com o título de cidadão honorário do referido município.
Depois, assumiu a chefia do Ambulatório Central da Petrobrás, em Salvador, oportunidade em que contribuiu para a implantação do Serviço de Medicina Operacional da empresa, instituindo o exame periódico anual, em caráter obrigatório.
Em 1961, após concurso, ingressou no Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários, passando posteriormente, para o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, onde prestou relevantes serviços.
Sócio de diversas instituições culturais e científicas, participou de cursos, congressos, seminários e outros eventos, na área de sua especialidade.
Em 1983, aposentou-se da Petrobrás e, em 1991, do Instituto Nacional de Assistência e Previdência Social.
Aposentado, tornou-se sócio fundador da Associação dos Mantenedores Beneficiários da PETROS e, com outros colegas aposentados, criou o serviço médico da Associação.
Membro titular do Conselho de Curadores da Fundação José Silveira, do Instituto de História da Medicina e Ciências Afins, e de outras instituições médicas de Salvador, é o dr. Francisco Pedroza uma das figuras mais representativas da classe médica, em nosso estado.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Informações pessoais, fornecidas pela familia


ESTÂNCIA, SERGIPE: TERRA DE SEUS ANCESTRAIS
(CATEDRAL, COM O RELÓGIO DOADO PELO SEU AVÔ)

ESTÂNCIA, SERGIPE
CORÊTO DA PRAÇA RIO BRANCO

ESTÂNCIA, SERGIE
OURTRO ÂNGULO DA PRAÇA RIO BRANCO

História de Estância
ESTÂNCIA, SERGIPE
PONTE SECULAR SOBRE O RIO PIAUITINGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário