English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 24 de abril de 2011

AVULSO- ELSIMAR METZKER COUTINHO



ELSIMAR COUTINHO



Geraldo Leite



Nasceu em Pojuca, a 18 de maio de 1930, sendo seus pais Elsior Coutinho e Alaíde Metzker.
Efetuou os estudos elementares, em Pojueca. Os cursos secundário e colegial, em Salvador.
Ingressou, na Universidade Federal da Bahia, pela qual foi graduado em Farmácia (1951) e Medicina (1956).
Em seguida, foi estudar com o Professor Claude Fromageot, na Sorbone, em  Paris. Na Sorbone, interessou-se pelo mecanismo de ação dos hormônios.
Retornando da França, fez pós-graduação na Universidade do Brasil (1957).
Voltou à universidade de origem, como Professor associado de Fisiologia, da Escola de Farmácia.
Depois, foi selecionado como “Fellow”, do “Institute for Medical Rsearch”, em Nova York. Naquele Instituto, estagiou com os Professores  A.Csapo e G. Córner (descobridor da progesterona).
A partir de então, passou a estudar, com profundidade, os esteroides, e seus efeitos no planejamento familiar.
Voltando ao Brasil, tornou-se Diretor de Pesquisas Clínicas da Maternidade Climério de Oliveira (UFBa). Graças ao seu trabalho, seu Serviço passou a ser considerado centro de referência, para estudos e pesquisas, em Reprodução Humana.
Elzimar Coutinho revelou o efeito anticoncepcional da medroxiprogesterona, enfatizando sua importância no controle da reprodução humana. Descobriu os primeiros anticoncepcionais injetáveis e passou a ser considerado uma das maiores expressões na endocrinologia da reprodução e do planejamento familiar.
Uma série de descobertas e invenções, tornaram-no célebre: descobriu os primeiros anticoncepcionais injetáveis, de ação prolongada; a primeira pílula
anticoncepcional; os implantes subcutâneos de efeito prolongado, a pílula vaginal e os dispositivos intra-uterinos (“Cruz de Lorena” e “Cruz de Caravaca”).
Criou uma clinica modelo de planejamento familiar, em Salvador (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana – CePARH).
Na Universidade Federal da Bahia, acumulou numerosos títulos acadêmicos: Professor assistente de Fisiologia e Quimica da Fisiologia, da Faculdade de Medicina (1958); Docente-livre de Química Biológica, da Faculdade de Farmácia (1960); Professor catedrático de Química Biológica, da Faculdade de Farmácia (1961); Docente-livre de Química Fisiológica, da Faculdade de Medicina (1963); Professor adjunto de Química Fisiológica, da Faculdade de Medicina (1964); Chefe do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química  (1964); Professor titular do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Ciências da Saúde (1969); Professor adjunto do Departamento de Obstetrícia  e Ginecologia, da Faculdade de Medicina (1970); Professor titular do Departamento de Assistência Materno Infantil, da Faculdade de Medicina (1973); Professor titular de Reprodução Humana, da Faculdade de Medicina (1981).
É membros de numerosas instituições cientificas do Brasil, Estados Unidos, Portugal e outros países.
Recebeu vários títulos e homenagens, de entidades científicas do Brasil e do exterior.
Artigos completos, publicados em periódicos, duzentos e vinte e cinco. Livros publicados, dez. Capítulos de livros publicados, trinta e sete. Trabalhos completos publicados em anais de congressos, quarenta e oito. Resumos publicados em anais de congressos, trinta e três. Participação em eventos, duzentos e oitenta e sete.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1. Elsimar Coutinho- Disponível em http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual
    /visualizacv.jsp?id=K4783002Z4&tipo=simples. Acesso em 6 de feveriro
    de 2009.
2. Elsimar Coutinho – Disponível em htt://pt.wikipedia.org/wiki/Elsima_Co
    Utinho – Acesso em 6 de fevereiro de 2009.
    eArticle.2005-01=05.4921.

=====================


CAPA DO LIVRO "O SEXO DO CIÚME"

                                            21 de fevereiro de 2011

CÃMARA HOMENAGEIA ELSIMAR COUTINHO
13 de Maio de 2010
O cientista Elsimar Coutinho será homenageado pela Câmara de Vereadores de Salvador. O médico, famoso pela célebre movimentação contra a menstruação feminina, terá para si uma sessão solene na próxima terça-feira (18) às19h. A celebração acontece em comemoração ao seu aniversário de 80 anos, além do reconhecimento às descobertas e pesquisas no campo da reprodução humana e na saúde em geral. A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC), que aponta o médico como um “corajoso” por, anos atrás, quando o assunto era tabu, defender o controle da natalidade no Brasil, sendo assim um pioneiro.
                                                                                  
                                                            
                                                        "NÃO EXISTE HOMEM FIEL"
                                     
     "CONHECIMENTO, SEXO E DISTÂNCIA DE CERTOS ALIMENTOS PODEM ALIVIAR TPM"
06/08/2008 - 11h37
"DR. ELSIMAR COUTINHO, BAIANO BOM DE BRIGA"
18/07/2009

2 comentários: