English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 24 de abril de 2011

AVULSO- ELIANE ELISA DE SOUZA AZEVEDO




ELIANE AZEVEDO



Geraldo Leite



Nasceu em 12 de março de 1936, em Tanquinho, Bahia, sendo seus pais José Adolpho Magalhães Azevedo e Judith Soares de Souza Azevedo.
Fez o curso primário em sua terra natal. Continuou os estudos no Colégio Santanópolis e no Ginásio Estadual, em Feira de Santana.
O final dos preparatórios foi realizado em Salvador, no Instituto Normal da Bahia.
Em 1956, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, pela qual foi diplomada em 1961.
No decorrer do curso médico, demonstrou forte interesse pela pesquisa científica, pelo que realizou estágios nos laboratórios de Histologia, Fisiologia, Anatomia Patológica e no Núcleo de Medicina Experimental (Chefiado pelo Prof. Roberto Santos).
No curso de sua brilhante carreira, fez Residência Médica na Universidade Federal da Bahia, conquistou o doutorado em Doctor of Philosophy in Genetics, pela Universidade do Hawaii (1969) e Pós-doutorado, pela Universidade de Londres (1973).
Ainda estudante de medicina, publicou, na Revista Brasileira de Medicina, seu primeiro trabalho científico (Rio, 1961).
De 1963 a 1964, trabalhou na Universidade de  Hawaii e participou do curso de Genética Médica, no Jackson  Laboratory, em Bas Harbor, Maine. Visitou outras universidades norte-americanas, com o objetivo de realizar estudos sobre Genética Humana.
Foi selecionada como Fellow do Programa de Genética Médica, na Universidade de Washington (Seattle, 1964-1966).
Regressando ao Brasil, foi contratada Professora da UFBa (1972/1973).
Em 1975, conquistou, por concurso, o cargo de Professora titular de Genética Humana, na referida universidade. Em 1992, foi indicada para o cargo de Vice-Reitora. Em  1992, foi nomeada Reitora da UFBa e, em 2002,  por indicação da Congregação da Faculdade de Medicina, Professora Emérita.
Primeira reitora eleita pela comunidade, primira professor a receber o título de Professor Emérito e primeira memorialista da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (1996-2007).
Aposentada, voltou à Feira de Santana, sendo contrata Professora visitante da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Em 2000, ocupou, por concurso, o cargo de Professora titular de Bioética.
Em 2006, aposentou-se, na UEFS.
É bolsista pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro do Conselho Deliberativo da Fundação Anísio Teixeira, Coordenadora do Núcleo de Bioética da Faculdade de Medicina da UFBa, membro do corpo editorial da Gazeta Médica da Bahia, da Genetics and Molecular Biology, da Revista Baiana de Saúde Pública, do periódico Sitientibus (UEFS), da Revista de Ciências Médicas e Biológicas e do Observatoire de Genetique.
É presidente da Academia de Medicina de Feira de Santana e pertence a várias instituições científicas do Brasil e do exterior.
Artigos completos, publicados em anais de congressos, cento e cinqüenta e nove. Livros publicados, doze. Capítulos de livros, dezenove. Resumos publicados em anais de congressos, setenta e três. Participação em bancas examinadas: de mestrado, treze; de doutorado, treze; de professor titular, seis; de livre-docência, uma.
Participação em eventos, na área de sua especialidade, cento e oito e cinco.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Eliane Elisa de Souza Azevedo – Disponível em http:// buscatextual .cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783547Y3.  Acesso em 6 de fevereiro de 2009.
2. Memória da Academia de Medicina  de  Feira de Santana. Feira de Santa
      na, 2007.




REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


 


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário