English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 23 de abril de 2011

AVULSO- CARLOS ALBERTO KRUCHEWSKY


ARMANDO PRESÉPIO...


*


Nasceu em Caldas do Cipó (Ba), em 22 de outubro de 1925, sendo seus pais Henrique Kruchewsky e Hermelina de Miranda Kruchewsky.
Realizou os estudos preparatórios no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, dos Irmãos Maristas, em Salvador.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia (hoje, Universidade Federal da Bahia), em 1948, sendo graduado em 1953.
Líder Inteligente, expansivo e estudioso, tornou-se presidente da União dos Estudantes da Bahia, e orador de sua turma de formandos.
Iniciou a vida profissional em Salvador, onde fez a Residência Médica e integrou o corpo clínico de ambulatórios e hospitais: Hospital Getúlio Vargas, Ambulatório Manoel Leal e Hospital Juliano Moreira.
Foi Professor Assistente do curso equiparado de Psicologia, ministrado na Faculdade de Medicina da UFBa.
Em 1962, fixou residência em Feira de Santana, onde fundou e dirigiu o Hospital Colônia Lopes Rodrigues, foi diretor do  EMEC, do Hospital da Mulher e de outras instituições médico-hospitalares.
Dirigiu o Museu Regional de Feira de Santana, fundou, e coordenou, o Salão Universitário de Belas Artes.
Foi Secretário do Sindicato dos Médicos da Bahia, Coordenador de Controle e Avaliação do INAMPS, Superintendente Regiolal do Instituto Nacional de Previdência Social e Presidente do Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do Estado da Bahia.
É membro da Academia Feirense de Letras, da Academia de Letras e Artes Mater Slvatoris e de outras instituições cientificas e culturais.
Médico de largo círculo de amizades e de grande cultura humanística, proferiu conferências em várias cidades do país e publicou variadas obras, da quais destacamos “Psicodramas”, “Antologia e Contos e Poesias”, “A Caminhada”, “O Véu Suspenso”, “Auto de Louvação e Amor” e “Memórias de Saulo Daqui”.
Médico de grande clientela e prestígio, é cidadão honorário das cidades de Almadina, Feira de Santana e Salvador.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Almeida, Oscar Damião de – Dicionário da Feira de Santana. Feira de Santana, 2006.
Falcão, Adnil Dias – Olhares sobre Newton Falcão. Feira de Santana, 2008.
 3. Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de – Homens que Fizeram História. Feira
     de Santana, 2004.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário