English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 27 de março de 2011

VOCÊ SABIA ? UMA DUPLA INFERNAL

UMA DUPLA INFERNAL

*

Geraldo Leite


Há poucos anos a Agência Reuters inundou a mídia com a notícia de que as autoridades sanitárias dos Estados Unidos haviam determinado o  isolamento de um passageiro que poderia ter contaminado um avião com uma cepa de Micobacterium tuberculosis altamente resistente aos antibióticos e quimioterápicos e primeira linha e de segunda linha.
A notícia causou grande impacto, visto que já tínhamos conhecimento, desde o final da década de oitenta, da existência de uma estirpe de BK multiressistente (TP-MDR).  
Depois de muita discussão, os especialistas concluiram que a nova cepa, denominada  TB-XDR, era de fato resistente aos dois antibióticos de 1ª linha e três das seis drogas utilizadas na 2ª linha, o torna a luta mais demorada e muito mais cara. A cepa TP-XDR exige dois anos de terapia.
O que é pior, o fulcro do problema é a coinfecção TP/HIV, ambas as infecções imunodepressoras.
Intenficou-se, então, o Programa “Parceria STOP TB”.
A Parceria “STOP TB-BRAZIL”, foi lançada em 9 de novembro de 2004, contando inicialmente com 32 organizações. Hoje, o número é maior.
O “STOP TB BRAZIL” é uma instância colegiada, formada por membros titulares e suplentes, contando com participantes do Governo e da comunidade.
Em outubro de 2008, a Parceria Brasileira foi eleita representante da Região das Américas no conglomerado de Parcerias que reune mais de 160 países.
Uma das maiores autoridades em AID/TP é o Dr. Haileyesus, Coordenador desse conglomerado cujo objetivo é o combate as formas de tuberculose multirresistente, extensivamente resistente e a coinfecção TB/HIV.
O lema do Dr. Haileyesus é: “Os serviços de prevenção , diagnóstico e tratamento da tuberculose têm de ser núcleos de prevenção, diagnóstico e tratamento da AIDS e vice versa”.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário