English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

AVULSO- SAUAÇÃO AO HOSPITAL SANTA IZABEL

SAUDAÇÃO AO HOSPITAL SANTA ISABEL NOS SEUS PRIMEIROS 100 ANOS DE VIDA

Geraldo Leite

(Discurso proferido nos festejos comemorativos do Primeiro Centenário do Hospital Santa Isabel (Salvador,Bahia, 1993)


HOSPITAL SANTA IZABEL, SALVADOR (BAHIA, BRAZIL)

*


Recordo, tal como se fosse hoje, o meu tempo de estudante de medicina quando, na qualidade de aluno da antiga Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus - vetusto templo das mais altas tradições da medicina brasileira - ouvi as lições dos meus mes­tres, proferidas nas salas e enfermarias do hospital Santa Isabel, cujo centenário comemoramos.
Recordo de igual modo o meu tempo de médico do interior quando, na condição de interessado pelas grandes endemias, ministrei nesta sala onde nos encontramos,  minha primeira aula nesta Escola de Medicina e Saúde Pública.
Em uma e n’outra ocasião o cenário foi o mesmo, isto é, o provecto hospital, berço  do esforço, estudo e trabalho das mais altas expressões do ensino médico, onde luminares como Pirajá da Silva, Adeodato de Souza, Antônio Borja, Anísio Circundes, Pacheco Mendes, Fernando Luz, Aristides Novis, Armando Tavares, Aristides Maltez, Eduardo de Morais, Sabino SiIva, Albino Leitão, Clementino Fraga, OtávioTorres, Martagão Gesteira, Prado Valadares e muitos outros dedicaram, com amor e desprendimen­to, grande parte de suas vidas.
Desde sua inauguração, há exatamente 100 anos, manteve o hospital Santa Isabel, de modo bem vivo, os mais elevados prin­cípios e as mais belas tradições da Santa Casa de Misericórdia da Bahia - a qual, a partir de 1816, passou a ser considerada o ber­ço do ensino médico no Brasil.
Primeiro, por força da carta régia de 29 de dezembro de 1815, abrigou o  "Colégio Médico-Cirúrgi­co da Bahia", então transmudado em "Academia" e, pouco de­pois em "Faculdade". Deste modo permaneceu, sem interrupção, quer nas suas instalações iniciais da rua da Misericórdia, quer nas do Terreiro de Jesus (para onde foi com a Faculdade), quer nas da praça Almeida Couto. E assim continuou até 1948 quan­do foi inaugurado o Hospital das Clínicas.
Não ficou no vazio, a partir de então, o hospital da Santa Casa, no Largo de Nazaré. Com a saída dos serviços clínicos da antiga Faculdade de Medicina, fermentou nas suas salas, enfer­marias e corredores, durante quatro anos, a gênese formadora de uma nova escola de medicina da qual, com muita honra, sou agora diretor.

Treze idealistas - onze dos quais médicos, incluindo-se en­tre estes o diretor do hospital e o seu mordomo - criaram a Fun­dação Bahiana para o Desenvolvimento da Medicina e, através deste meio jurídico, a "ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚ­DE PÚBLICA".
Ambas as instituições nasceram e viveram dentro do hospi­tal e nele tiveram durante muitos anos a sua sede. AFundação, no salão nobre e, no mesmo local, a congregação da Escola. Outra não foi a sede do Conselho Técnico-Administrativo e neste mesmo salão teve lugar a sessão solene de instalação da Escola, no dia 26 de maio de 1953.
Ainda no salão nobre o hospital foi eleito nosso primeiro di­retor, Prof. Jorge Valente, o qual iniciou com obstinação e profici­ência a implantação física, administrativa e acadêmica da Escola, trabalho que foi continuado, com a mesma dedicação, pelos pro­fessores Orlando de Castro Lima e Celso Luiz Figueiroa.
Nascemos no hospital, na "sala do banco". Nele demos os primeiros passos e nele continuamos durante muito tempo. Com o passar dos anos, o número de alunos sofreu um aumento inusitado de pouco mais de 200 em 1958, passou para cerca de 1 .200 em 1967.
Outro recurso não restou senão o de deixar aquelas salas e corredores por nós congestionados e ocupar novos espaços. Reformamos o antigo pavilhão Lídio de Mesquita, inaugurado em 1926 pela administração Aristides Novis. O mesmo fizemos com o "CTR" (Centro de Tratamento Rápido) e outras dependências da Santa Casa.
Razão temos, portanto, para prestar ao Hospital Santa Isa­bel e  à Santa Casa de Misericórdia da Bahia nossa  profunda e sincera gratidão.
Eis porque em meu nome e em nome dos corpos discente, docente, técnico e administrativo da ESCOLA BAHIANA DE ME­DICINA E SAÚDE PÚBLICA saúdo os 100 anos do hospital Santa Isabel e, com o sentimento mais sincero de gratidão proclamo:

Muito obrigado, parabéns, muitos anos de vida!


 
HOSPITAL SANTA IZABEL (NEW EXHIBITS)


Um comentário:

  1. boa noite desculpe fazer este comentário,mas tenho que fazer, vocês tem um funcionário na area de infermagem chamado Paulo o mesmo que tive a visualização pelo cracha do mesmo identificando o seu nome no mesmo.sei que não é da minha conta este não é o local adequado pra fazer o comentário ou seja uma observação ou seja que tenho que fazer no momento que havi,fingi que não havi.foi por que entrei num consotório pra ver se meu parente estava no leito, mas me bati com este funcionário despido neste quarto ou seja sem roupas com um funcionário da segurança com as calças a riadas em cima do mesmo quando entrei portas adentro os dois se assustaram por que não esperavam que iria entrar alguem naquele quarto que tivesse procurando por alguem. eu quando vi a sena me desculpei se havia interronpido é sai portas a fora com as cenas que havi no momento daqueles dois funcionários do estabelicimento de nome com o Santa Isabel.tudo bem que queiram fazer sexo não tenho nada contra à atitude dos dois funcionários da casa mas que pelo menos respeitem os leitos dos pacientes, que vem a se internarem neste hospital.

    ResponderExcluir