English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

LUIZ ADRIANO ALVES DE LIMA GORDILHO (VIDE ADDRIANO DE LIMA GORDILHO)

S/N- LUIZ ADRIANO ALVES DE LIMA GORDILHO
(VIDE ADRIANO ALVES DE LIMA GORDILHO)

(2º BARÃO DE ITAPOÃ)

FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA

 *

Nasceu em são Miguel de Cotegipe,  Bahia, em 12 de agosto de 1830, sendo seus pais João Pedro Alves de Lima e Adriana Sofia Alves de Lima Gordilho.
Colou o grau de doutor em Medicina,  pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1851.
Sua carreira acadêmica teve início em 1856, quando se tornou Opositor, por concurso, da Secção de Cirurgia. Seis anos depois, também por concurso, passou a lente de Anatomia Descritiva. Em 1975, transferiu-se para a cadeira de Obstetrícia, na qual foi jubilado no ano de 1890.
Aos títulos acima, somou o de Preparador de Anatomia Descritiva e de Anatomia Topográfica.
Realizou cursos de aperfeiçoamento na Europa, onde privou com eminentes professores do Velho Mundo.
O governo imperial o agraciou com o título de Barão de Itapoã, em 1872, que antes havia sido dado a José Joaquim Nabuco de Araújo (1764-1844).
Recebeu também a comenda da Ordem da Rosa, no grau de comendador e fez parte do Conselho do Imperador.
Sua vida profissional foi de excepcional brilho, foi considerado um dos grandes cirurgiões da Bahia, em todos os tempos.
Diz Sá de Oliveira, em sua Memória Histórica, que o Barão de Itapoã                           “Alcançou grande conceito como cirurgião; foi um parteiro de profundos conhecimentos e rara habilidade”. E acrescenta: “teve, consequentemente, uma clínica extraordinária”.
Faleceu em 1892, aos sessenta e dois anos de idade. Sua morte significou uma grande perda para o Brasil e a Bahia.
Segundo Sá Oliveira, além da Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, referente ao ano de 1868, o Barão de Itapoá publicou e defendeu três teses, a saber:
·        Medicação Revulsiva. (Bahia, 1851).
·        Apreciação dos meios operatórios empregados na cura dos cálculos vesiculares. (Bahia, 1856).
·        Considerações sobre o sistema nervoso ganglionar e suas conexões com o sistema cérebro-espinhal. (Bahia, 1862).


FONTE BIBLIOGRÁFICA:
1.       Barata, Carlos Eduardo e Cascão, Regina – Itapoan . Dicionário das Famílias Brasileiras. Disponível em http:// 74.125.47.132 / search ? q = cache:VwfvP9knPtAJ:www.sfreinobreza.com/NobI3.htm+luiz+adriano+alves+de+lima+gordilho&cd=3&hl=pt-BR&gl=BR&1r=Lang_pt.A 
cesso em 16 de novembro de 2009.
2.       Sá Oliveira, Eduardo de – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942 – Centro Editorial e Didático da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário