English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

307- VANIZE DE OLIVEIRA MACEDO

                               SINCERO AGRADECIMENTO AOS

MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA DE

PORTUGAL PELO INCENTIVO AO

DESENVOLVIMENTO DESTE

BLOG
 
VERÃO NA CIDADE DO PORTO, PORTUGAL 
 

 
AOS AMIGOS DE MACAU,
NOSSO ABRAÇO
 MACAU À NOITE (NÃO É LINDO ?)
 
=======================================================
307- VANIZE DE OLIVEIRA MACEDO

Nasceu em Palmeiras, Bahia, em  8 de junho de 1934.
Concluído o curso primário em sua cidade natal, mudou-se para Salvador, onde ingressou na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, pela qual foi diplomada em 1958.
Em 1959, começou a trabalhar na Clínica de Doenças Infecciosas e Tropicais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, integrando a equipe do Prof. Aluízio da Rosa Prata.
Afirma o próprio Aluízio Prata: “A competência médica e as qualidades pessoais de Vanize, sua facilidade de relacionamento e disposição para trabalhar foram gradativamente se ressaltando. Então, seu espaço no meio acadêmico começou a se delinear em 1964, após fazer o Curso de Medicina Tropical” (1).
E continua a mesma fonte: “Em 1965, decidida a realização de um estudo longitudinal em São Felipe, para se conhecer melhor a história natural da doença de Chagas, ela foi indicada para conduzir os trabalhos na área, principados em junho do mesmo ano. Na época, era tarefa árdua exercer atividades de pesquisa em localidades remotas, de difícil acesso e desprovidas de conforto. Mas, era nestas áreas, sem assistência médica, onde a população ignorava a causa de seus males, que as doenças se apresentavam com feições, mecanismos de transmissão, nosologia e evolução naturais. Vanize conhecia o infortúnio das populações carentes e tinha convicção da importância de seu trabalho para minorar as precárias condições de saúde. Nunca se sentia estranha nas áreas endêmicas, seja em São Felipe, Mambaí, Lábrea, costa Marques ou Sena Madureira. Nelas, atendia com dedicação e competência todos que lhe procuravam, fossem ou não do Projeto de Pesquisa e deste modo dignificando nossa bela profissão” (Ibidem).
Em 1974, se tornou livre-docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Transferiu-se para Brasília e continuou suas pesquisas no Núcleo de Medicina Tropical, com o mesmo entusiasmo e dedicação. Aprofundou seus conhecimentos em doença de Chagas, leishmanioses, cisticercose, malárias e outras parasitoses, a ponto de assumir a Coordenadoria do referido Núcleo.
Ampliou o Núcleo de Medicina Tropical, iniciou o Doutorado no Curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical e integrou a American Society of Tropical Medicine, a The New York Academy Sciences e diversos organismos científicos,  no Brasil e no exterior.
Seu espírito de liderança  foi vivenciado na CAPES, no Conselho Nacional de Pesquisa, nos Ministérios da Educação  e da Saúde.
Professora Titular de Doenças Infecciosas e Parasitárias, viveu com seus alunos, em permanente ambiente de amizade, consideração e trabalho.
A Universidade Nacional de Brasília concedeu-lhe o título de Professora Emérita, o Mérito Científico, o Prêmio Prata da Casa e deu o seu nome a uma das enfermarias do Hospital Universitário.
Presidiu a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (1993-1994), participou de inúmeros congressos da especialidade, no país e no exterior e elevou sobremaneira o nome da ciência brasileira no conceito internacional.
Faleceu em Brasília, no dia 1º  de abril de 2006, sendo sepultada no Campo da Esperança, com pouco mais de 71 anos de idade.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.   Prata, Aluízio da Rosa – Vanize de Oliveira Macedo . Revista Brasileira de Medicina Tropical, Volumem 39, n. 3. Maio-Junho, 2006.
2.  Viana, Tião – Voto de Pesar pelo falecimento da Dra. Vanize de Oliveira Macedo. Disponível em http://www.com/index.php?option =com_content&task=view&id=130&Itemid=38. Acesso em 2 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário