English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

301- RUY DE LIMA MALTEZ

SINCERO AGRADECIMENTO AOS IRMÃOS PORTUGUESES
PELO INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DESTE
BLOG



*
AOS BRASILEIROS QUE ESTÃO NO
 EXTERIOR, NOSSO ABRAÇO
=======================================================
301-RUY DE LIMA MALTEZ



HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ
SALVADOR, BAHIA

*

Há vidas que se confundem com instituições.
Nasceu no primeiro decênio do século vinte. Dedicou sua vida ao ensino da biologia, a prática ginecológica e a preservação do grande ideal do seu mestre: a Liga Bahiana Contra o Câncer e o Hospital Aristides Maltez.
A Liga Bahiana Contra o Câncer, nasceu em 13 de dezembro de 1936, em sessão da Sociedade de Ginecologia da Bahia, sob a presidência de Ruy Maltez, sobrinho e assistente do seu idealizador, Prof. Aristides Maltez.
Presentes estavam os vultos mais representativos da classe médica e da sociedade soteropolitana, os quais presenciaram a fundação da segunda entidade mais antiga do país, dedicada à luta contra o grande mal e mantenedora o primeiro hospital especializado em Cancerologia, de natureza filantrópica, criado no Brasil.
Com o passar do tempo, a Liga adquiriu a Chácara Boa Sorte, no bairro de Brotas, onde, a 20 de outubro de 1940,  iniciou as obras de construção do Instituto do Câncer. O Prof. Aristides Maltez, fiel ao seu compromisso, afirmou: “A semente do carvalho está lançada. A sua sombra não será, porém, mais para mim, servirá, sim, para dar abrigo aos cancerosos pobres da Bahia”.
Em janeiro de 1943, com a morte do Prof. Aristides Maltez, seus companheiros resolveram dar o seu nome ao Hospital do Câncer, que foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1952.
A partir de então, Ruy de Lima Maltez e, logo em seguida,  Aristides Maltez Filho, se projetaram no cenário baiano.
Nunca saiu da sua memória a afirmação de Aristides Maltez: “Essa é a lâmpada da caridade que jamais se apagará no coração dos meus seguidores”.
“Ruy Maltez foi um dos seus discípulos e seguidores mais próximos. Também ginecologista capaz, orador fluente e exímio, professor exemplar e encantador – a bem dizer estaciano – desvendador das belezas da História Natural, em aulas que eram igualmente lições de civismo” (Castro Lima, obra citada).
“Sua palavra captava, na harmonia dos períodos, o colorido das coisas naturais de que falava, o dramático das contradições, a singularidade das exceções e a gama dos sentimentos. Em assunto por ele tocado, ficava a garra indeléval de sua presença. Lhano no trato, sempre cortez e elegante, simpático na postura e no olhar, justo no julgamento, foi ao seu tempo um dos altiplanos da congregação docente do nosso Ginásio e depois Colégio Estadual da Bahia” (Ibidem).
A vida de Ruy de Lima Maltez foi inteiramente dedicada à  obra imorredoura do seu tio e mestre, o grande e inesquecível Prof. Aristides Maltez.
Faleceu em 1984, deixando em torno da sua pessoa a mais grata e imorredoura recordação.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Castro Lima, Mário Augusto – Discurso de Posse. Academia de Medicina da Bahia. Volume 6. Julho. Salvador, 1985.





 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário