English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

298- RODRIGO BURCÃO D´ARGOLLO FERRÃO

NOSSA SAUDAÇÃO AOS MÉDICOS E

ESTUDANTES DE MEDICINA
 DE PORTUGAL 
D. PEDRO I DO BRASIL (D.PEDRO IV DE PORTUGAL)
*
AOS MÉDICOS E ESTUDANTES DE
MEDICINA DA ARGENTINA
BUENOS AIRES, ARGENTINA
============================================
298-RODRIGO BULCÃO D´ARGOLLO FERRÃO
 *
Nasceu na  Vila de São Francisco do Conde, Bahia, no dia 26 de setembro de 1907, sendo seus pais Victor Andrade D´Argolo Ferrão e Alice Bulcão D´Argolo Ferrão.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, no ano de 1924.
Foi Interno de Patologia Cirúrgica, quando cursava o quinto e o sexto anos do curso médico.
Recebeu o grau de doutor em Ciências Médico-Cirúrgicas, em 1929, quando defendeu a tese “Da pielotomia no Tratamento da Litíase Biliar”, patologia pela qual foi acometido pouco tempo antes.
Em seguida transferiu-se para São Paulo, onde foi Assistente de Clínica Cirúrgica do Prof. Antônio Luis do Rego Santos.
Em São Paulo começou sua carreira universitária: em 1945, submeteu-se ao concurso para Livre-Docente de Clínica Cirúrgica, com a tese “Tratamento do Côto Apendicular”.
Em seguida, foi nomeado Chefe de Clínica e, logo depois, Professor Catedrático, interino, da 2ª Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Bahia.
Em 1946, com a aposentadoria compulsória do Prof. Ignácio de Menezes, Rodrigo Argollo realizou concurso para Livre-Docente de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, apresentando tese sobre “Tratamento Operatório da Hérnia Inguinal no Homem – Mioplastia com o Músculo Costureiro”.
Após a aprovação, requereu e foi indicado Professor Catedrático da Cadeira de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental.
“Data dessa época o nosso convívio. Somos testemunha de como colocou a sua imensa capacidade de estudo e de trabalho a serviço do seu desiderato.  A sua equipe de estudos, relembramos, além de Carlos Gama e Durval Seabra  já falecidos, Wilson Maltez, Valter Viana, Fernando Didier, nós e muitos outros, que jamais conseguíamos acompanhar o seu rítimo de trabalho, revezávamos na tentativa de acompanhá-lo no desempenho das tarefas previstas” ( Tourinho Dantas, obra citada).
Em maio de 1949, submeteu-se ao concurso de Títulos e Provas para Professor Catedrático. Aprovado em primeiro lugar, foi nomeado para o cargo por decreto de 8 de dezembro do mesmo ano.
Promoveu profundas transformações, dinamizou a cátedra e a sua equipe e projetou o ensino, dentro e fora da Universidade, a ponto de merecer do Profl Goffi a seguinte afirmação: “No Brasil o ensino da Técnica Cirúrgica tem-se modificado com o correr dos tempos. São exemplos Benjamim Batista e depois seu discípulo Alfredo Monteiro, no Rio de Janeiro; Dante Romanó, no Paraná; Benedito Montenegro, Edmundo Vasconcelos e Eurico Silva Bastos em São Paulo; Resendo Alves, em Belo Horizonte; Rodrigo Argollo na Bahia e Wanderley Filho em Pernambuco” (Ibidem).
Com o Prof. Jones Seabra, anatomista, cirurgião, culto e estudioso, formou uma dupla extraordinária que serviu de exemplo e inspiração para uma imenso número de cirurgiões que hoje dignificam a medicina baiana.
Em 1955, foi nomeado Diretor da Faculdade de Medicina. Ao término do mandato, foi reeleito, assim permanecendo até 1960.
Novamente eleito, exerceu seu terceiro mandato, até 1972.
O último cargo que ocupou foi o de Diretor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia.
Faleceu em 22 de dezembro de 1979.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Tourinho Dantas, Renato – Rodrigo Bulcão D´Argolo Ferrão. Anais da Faculdade de Medicina da Bahia. Volume7. Julho. Salvador, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário