English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

297- RODRIGO ANTÔNIO DE FALCÃO BRANDÃO

NOSSA SAUDAÇÃO AOS MÉDICOS E

ESTUDANTES DE MEDICINA
 DE PORTUGAL 
COIMBRA, PORTUGAL
*
AOS MÉDICOS E ESTUDANTES DE
MEDICINA DOS PAÍSES DE LINGUA
PORTUGUESA, NOSSO ABRAÇO
BANDEIRAS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUESA
MAPUTO, MOÇAMBIQUE
============================================
297- RODRIGO ANTONIO DE FALCÃO BRANDÃO
MACULELÊ--- DANÇA FOLCLÓRICA DO RECÔNCAVO BAIANO
*

Nasceu na cidade de Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 13 de janeiro de 1865, sendo seus pais José Pires de Falcão Brandão e Maria Augusta da Rocha Bastos.
Descendente de Rodrigo Antônio Falcão Brandão,  grande figura da Independência, na Bahia. Foi o primeiro Barão de Belém e viveu de 1789 a 1855. Participou de insurgências contra a Coroa Portuguesa na região de Cachoeira, recôncavo baiano.
Seu homônimo e parente foi militar, chegou ao posto de coronel, foi adido à Junta de Defesa, a partir de 1821. Liderou um batalhão composto por brasileiros. Dentre as batalhas que participou, destaca-se a de Pirajá, decisiva para a independência do Brasil.
Rodrigo Antônio Falcão Brandão, descendente desse herói, ingressou, em 1874,  na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual colou o grau de doutor em Medicina no ano de 1879.
Foram seus colegas de turma, na Faculdade de Medicina, Anísio Circundes de Carvalho, Clodoaldo de Andrade e José Pereira Teixeira, nomes de projeção na classe médica baiana (3).
Foi Deputado Provincial (1895-1896). Interrompeu o mandato para exercer o cargo de Secretário da Fazenda, no Governo Luis Viana Filho, durante o período de 30 de maio de 1896 a 2 de setembro de 1899.
Homem de grande prestígio social, pertenceu a diversas instituições culturais e recebeu, no exercício do cargo, merecido reconhecimento e elogio.
Faleceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 11 de fevereiro de 1911.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Revista Fiscal da Bahia, Ano XXXI, agosto. Salvador, 1948.
2.       Rodrigo Antônio Falcão Brandão. Disponível em http://www .sefaz.ba.gov .br/especiais/livro_fazenda.pdf. Acesso em 1 de dezembro de 2009.
3.       Tavares-Neto, José – Formados pela Faculdade de Medicina da Bahia, de 1808 a 2008. Salvador, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário