English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

294- RENATO TOURINHO DANTAS

294- RENATO TOURINHO DANTAS

===============================

NOSSA SAUDAÇÃO AOS MÉDICOS E

ESTUDANTES DE MEDICINA DE
 PORTUGAL
Jeronimos Portugal 1024x768 Papel de Parede Wallpaper
MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS - LISBOA, PORTUGAL
*
AOS BRASILEIROS QUE ESTÃO EM
CINGAPURA, NOSSO ABRAÇO
QUEM ESQUECE "A SINFONIA DAS ÁGUAS"?
============================================

RENATO TOURINHO DANTAS
UNIVERSIDADE DA PENSILVÂNIA
*
Nasceu em Salvador, no dia  2 de novembro de 1923, sendo seus pais João da Costa Pinto Dantas Júnior e Maria Mercedes Tourinho Dantas.
Completados os estudos preparatórios, ingressou, em 1942, na Faculdade de Medicina da Bahia,  pela qual foi diplomado em 1947.
Em 1954, mediante concurso, tornou-se doutor em Ciências Médico-Cirúrgicas, ocasião em que defendeu tese sobre “Estudo Anatômico-Cirúrgico do Sistema Veia Porta – Veia Renal Esquerda e Veia Cava Inferior”.
Essa tese, disse o Prof. Estácio de Lima “não se constitui uma simples revisão de assuntos, denota o equilíbrio do autor, tenacidade e comedimento. É uma contribuição ao tratamento cirúrgico da hipertensão portal, pelas anastomose venosas” (Estácio).
Aluno dedicado do mestre Rodrigo Argolo, que o estimulou em várias ocasiões de sua vida, dele diferiu em alguns aspectos. “Argolo e Tourinho Dantas, disse o mestre Estácio de Lima, possuíam temperamentos diferentes. Aquele, maior extroversão; este, mais interiorizado. Ambos, porém síntonos com o ambitente. Um encontro de mestre e discípulo, utilíssimo. As pequenas diversidades temperamentais estimularam no aluno, depois companheiro, o prazer no estudo e a assiduidade na pesquisa” (Ibidem).
Em 1954, foi Visiting Fellow da University of Pennsylvania, na Filadelfia, onde se aperfeiçoou na Gastro Intestinal Clinic, na Hipertension anda Adrenolectomy Clinics e no Departament of Surgery.
Em 1958, prestou concurso para livre-docência de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, quando defendeu tese sobre “Neuromas de Amputação”.
Em 1952, foi Diretor do Hospital de Pronto Socorro Getúlio Vargas.
Depois do concurso de livre-docência, foi nomeado Professor adjunto de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, e após vários sucessos em sua vida acadêmica, foi nomeado, em 1971, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina.
Sempre ocupando cargos de relevância, foi nomeado, em 1973, Diretor da Faculdade, quando inaugurou o novo prédio da tradicional casa de ensino, no campus do Canela.
Em 1980, submeteu-se ao concurso para Professor Titular de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, com a tese “Lesões Pancreáticas em Ratos Submetidos à Derivação Jejuno-Cólica”.
Integrou diversas instituições científicas e culturais do Brasil e do exterior, destacando-se dentre elas a Academia de Medicina da Bahia, o American College of Surgeons, o International College of Surgeons in General Surgery e muitos outros.
Autor de inúmeros trabalhos científicos na área de sua especialização, membro de várias bancas examinadoras de concursos, participante ativo de diversos congressos e eventos de cirurgia, foi o Prof. Tourinho Dantas uma das personalidade de maior destaque na medicina baiana.
Faleceu em Salvador, no ano de 1996.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Castro Ribeiro, Mário -  Homenagem Póstuma ao Prof. Renato Tourinho Dantas. Acta Cirúrgica Brasileira, Volume 11, número 4. São Paulo, 1996.
2.       Lima, Estácio de Lima – Renato Tourinho Dantas. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Volume 1, abril. Salvador, 1978




Nenhum comentário:

Postar um comentário