English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

293- RENATO MARQUES LOBO (RENATO LOBO)

293- RENATO MARQUES LOBO

(RENATO LOBO)

===============================

NOSSA SAUDAÇÃO AOS MÉDICOS E

ESTUDANTES DE MEDICINA DE
 PORTUGAL
PAISAGEM DE PORTUGAL ...
*
AOS BRASILEIROS QUE ESTÃO EM
ISRAEL, NOSSO ABRAÇO
JERUSALEM...
============================================

RENATO MARQUES LOBO
(RENATO LOBO)
CACHOEIRA, BAHIA
*
Nasceu na cidade Cachoeira, recôncavo baiano, no dia l4 de outubro de 1910, sendo seus pais Izidoro Lobo e Glória Marques Lobo.
Em sua cidade natal, fez os estudos iniciais, mudando-se em seguida para Salvador, onde, no Colégio São João e no Ginásio da Bahia, completou o curso de humanidades.
Em 1929, tendo sido aprovado em primeiro lugar, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia.
Aluno exemplar, concluiu o curso médico de modo brilhante, sendo diplomado em 1934, tendo como colegas de turma Álvaro Tourinho Junqueira Ayres, H     eitor da Costa Pinto Marback, José Pedro Bezerra, José Peroba, Nerbal Alves Guimarães e outras figuras de destaque na classe médica baiana (3).
Como estudante, desde o terceiro ano médico, trabalho como Aspirante, no Hospital de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Em 1935, foi Assistente Honorário da terceira Cadeira de Clínica Médica.
Em 1935, foi aprovado em concurso de livre docência, quando defendeu tese sobre “Tensão Arterial na Aortite Sifilítica”.
Participou de diversas instituições culturais e científicas, inclusive da Academia de Medicina da Bahia, onde ocupou a cadeira número 40, cujo patrono é Sabino Silva (do qual foi um dos seus assistentes, na Faculdade de Medicina da Bahia).
Publicou dezenas de trabalhos, em periódicos especializados, demonstrando em todos eles, grande conhecimento médico e inusitada experiência clínica.
“Renato Lobo Marques Lobo merece ser considerado pelo seu gosto inato de transmitir, ela capacidade didática que possuía, qualidades que atraia estudantes, beneficiando-os sem dúvida, por essa aproximação” (2).
Faleceu em Salvador, no mês de setembro de 2001.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Castro Filho, Bernardo Galvão de – Discurso de Posse. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume 12, julho. Salvador, 2003.
2.       Teixeira, Rodolfo – Memória Histórica da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus (1943-1995). Salvador,1999.
3.       Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medcina da Bahia. Salvador, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário