English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

292- RAIMUNDO NONATO DE ALMEIDA GOUVEIA (RAIMUNDO GOUVEIA)

292- RAIMUNDO NONATO DE ALMEIDA GOUVEIA (RAIMUNDO GOUVEIA)

===============================

NOSSA SAUDAÇÃO AOS MÉDICOS E

ESTUDANTES DE MEDICINA DE
 PORTUGAL
*
AOS BRASILEIROS QUE ESTÃO NA
ALEMANHA, NOSSO ABRAÇO
BERLIM... QUEM ESQUECE BERLIM ?
============================================

RAYMUNDO NONATO DE ALMEIDA GOUVEIA
ESCOLA DE ATENAS
(LUMINARES DA EDUCAÇÃO)
*

Nasceu em Salvador, no dia 19 de outubro de 1907, sendo seus pais Hermano José de Almeida Gouveia e Maria Cecília de Almeida Gouveia.
Fez o curso primário na Escola Estadual Prof. Arão Carneiro e o curso secundário ns Colégio Antônio Figueiredo de Souza e no Ginásio Ipiranga, ambos em Salvador.
Em 1922, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, por ela sendo diplomado na turma de 1927, a mais famosa do vetusto ninho da medicina brasileira.
Centrou seus conhecimentos na cultura humanística, dominando os clássicos com segurança de excepcional desenvoltura. Na Educação, tornou-se um pioneiro e, ao mesmo tempo, um luminar.Na medicina, enveredou pela Obstetrícia, Puericultura, Clínica Geral, Pediatria e Saúde Pública, angariando para a sua pessoa, não obstante sua extrema modéstia, a fama de ser um profissional de invejáveis conhecimentos.
Fez três concursos de títulos e provas para livre-docência: em 1934, para Clínica Obstéterica; em 1949, para Clínica Pediátrica e Higiene Infantil; em 1959, para Higiene e Medicina Preventiva.
Em 1994 foi aprovado, em primeiro lugar, no concurso para médico puericultor do Departamento Nacional da Criança.
“Foram intensas as suas atuações profissionais. Em Medicina: prática assistencial em Obstetrícia e Pediatria; desempenho das funções de Docente do Serviço Obstétrico, Assistente Honorário da Clínica Pediátrica, e Assistente Voluntário da Clínica Ginecológica, todos esse cargos na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, e, em épocas distintas, de Médico efetivo do Departamento de Saúde da Bahia, Diretor do Serviço de Assistência Social do Serviço Social da Indústria (SESI), Diretor e Vice-Presidente da Legião Brasileira de Assistência e Médico Puericultor do Ministério da Saúde. Em Educação: Professor Catedrático de Puericultura e Higiene e Escolar do Liceu Bahiano e do Ginásio São Salvador, Professor concursado de Sociologia Geral do Colégio da Bahia, Professor Titular da Universidade Católica do Salvador e Diretor Geral do Departamento de Educação da Bahia” (Feitosa, obra citada).
Membro fundador da Associação Bahiana de Medicina, da Academia Baiana de Educação e do Instituto Bahiano de História da Medicina, pertenceu a várias instituições científicas e culturais, tais como a Academia de Medicina da Bahia, o Instituto Genealógico da Bahia, Academia de Médicos Escritores, e a Academia de Letras Castro Alves.
Publicou mais de vinte livros sobre Medicina, Educação, Literatura e Poesia.
Biografou hoomens notáveis, tais como Castro Alves, Olavo Billac, Pethion de Villar.
Autor de mais de 400 artigos sobre temas diversos, figura, com justiça, na galeria dos médicos mais notáveis da Bahia.
Faleceu em 8 de abril de 2002.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Feitosa, Gilson Soares – Discurso de Posse. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume 13, junho. Salvador, 2004.

2 comentários:

  1. Esse meu tio, padrinho na pia batismal da igreja da Boa Viagem, em Mont Serrat, sempre me pareceu uma entidade eterna. Invariavelmente o encontrava lendo ou escrevendo um livro (foram 14). Austero é formal, talvez para esconder a simplicidade e modéstia com que abordava os variados temas de uma conversa plena de conteúdo cultural e carregada de baianidade, no sotaque da Soterópolis do início do século passado, mais precisamente dos anos 1950 onde o final das palavras eram acentuadas pelo xis da pronúncia dos plurais. Tio Nininho era mesmo o que poderíamos chamar hoje de um HD ou mesmo um super pen drive, dado o seu amplo conhecimento geral, que teria sido maior não tivesse ele sido um materialista empedernido. Saudades, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Um grande privilégio ter convivido com alguem tão ilustre e altamente ilustrado! Muito aprendi! Saudades...

    ResponderExcluir