English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

287- RAIMUNDO AFONSO MOTEIRO

287- RAMIRO AFONSO MONTEIRO
QUARTEL DO CARMO- RIO DE JANEIRO
SEDE DA GUARDA NACIONAL DESDE 1868
*

Nasceu em Camamu,  em 1840.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1860, sendo por ela diplomado em 29 de novembro de 1865.
Sua tese de doutoramente versou sobre o título: “Quais os elementos que constituem o diagnóstico ?”.
Ainda estudante de medicina, foi eleito deputado  provincial, e reeleito, ocupou a 1ª. Vive-Presidência da Câmara Municipal.
No último ano do curso médico,foi Interno, por concurso, de Clínica Cirúrgica.
De sua autoria é “Memória Histórica dos acontecimentos notáveis da Faculdade de Medicina da Bahia, em 1878”.
“O interesse que os lentes da Faculdade da Bahia tomavam pelo real e útil desenvolviemento do ensino médico – disse Freira de Carvalho filho -os levava constantemente a dirigir reclamações ao governo para que fossem devidamente  estabelecidos os estudos práticos, tão indispensáveis aos que aprendem a Medicina. Nesse louvável intuito, em sessão da congregação de 18 de setembro de 1880, os Drs. Ramiro, Pacífico e Claudemiro apresentaram a seguinte proposta, que foi aprovada: “Propomos que a congregação dirija às câmaras temporária e vitalícia uma representação com o fim de obter a reforma nos Estatutos das Faculdades de Medicina, com a qual o ensino prático seja uma realidade ente nós” (1).
Em 1888, após concurso, foi nomeado Professor adjunto da 1ª Cadeira de Clínica Médica. Em 1890, inscreveu-se no concurso para provimento da cadeira de Psiquiatria mas, por determinação do governo,  as provas não se realizaram.
Em 1891, foi admitido como lente substituto da 7ª. Seção e, em 1893, foi aprovado no concurso para professor catedrático de Clínica Propedêutica.
Por decreto de 23 de janeiro de 1886, foi nomeado Diretor da Faculdade, assim permanecendo até 18 de maio de 1891.
Durante o exercício de Diretor, empreendeu duas viagens de estudo à Europa.
Nomeado Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional, nos municípios de Camamu, Rio de Contas, Barcelos e Marau (1889), foi agraciado por D. Pedro II com título de Conselheiro do Império.
“Como professor não se pode contestar ter sido o verdadeiro fundador em seu tempo do ensino clínico entre nós (Anísio Circundes); Professor reclamado pelos luminares da sua época para conferências médicas; administrador criterioso e realizador; político exemplar pela nobreza de suas atitudes; cientista de renome, assim foi o eminente Conselheiro Ramiro Monteiro, que sempre procurava ocultar-se numa grande modèstia” (2).

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Freire de Carvalho Filho, José Eduardo – Notícia Histórica sobre a Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 1909.
2.       Sá Oliveira – Eduardo de – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador,1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário