English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

286- RAIMUNDO SÓTER DE ARAÚJO

286- RAIMUNDO SÓTER DE ARAÚJO
*
Nasceu na cidade de Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 22 de abril de 1853.
Terminados os estudos preparatórios, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual recebeu o diploma de farmacêutico( em 1872)  e o de médico ( em 1877).
Em 1880 foi nomeado 2º Cirurgião da Armada, cargo que desempenho de modo brilhante, em navio da Marinha de Guerra.
Em 4 de fevereiro de 1882, foi designado médico-cirurgião da Escola de Apendizes Marinheiros de Santos, em São Paulo. Ali, em virtude de seu alto desempenho profissional, foi promovido a 1º Tenente da Armada Nacional.
Exonerado, a pedido, passou a ocupar o cargo de 1º delegado de Higiene de Santos, onde empreendeu louváveis esforços para a melhoria do estado sanitário da cidade, periodicamente acometida de epidemias de febre amarela. Construiu o Hospital de Isolamento e promoveu outras melhorias de grande notoriedade.
Em 1891, foi nomeado Intendente Estadual de Higiene, quando empossou a primeira Câmara Municipal, eleita pelo voto popular.
Foi membro da Guarda Nacional, em Santos, e seu cirurgião-mor,  em 1893.
Pertenceu à Câmara Municipal, na qualidade de vereador e lecionou no Liceu Feminino Santista e na Escola de Comércio José Bonifácio.
Colaborou ativamente na imprensa santista, fundando o periódico “A Questão Social”, arauto das idéias socialistas, avançadíssimas para a época.
Prestou relevantes serviços a diversos hospitais da região, notadamente à Santa Casa de Misericórdia,  onde fundou o Pavilhão para Tuberculosos ( o qual ostenta, até hoje, o seu nome).
“Antes de médico, era filantropo. As criaturas pobres, sem quaisquer recursos, a ele recorriam e jamais deixaram de ser atendidas. Foi um bom. Distribuiu a mancheias a Caridade, sempre predisposto a servir aos que tinham fome e padeciam de males físicos. Foi considerável a folha de serviços que tributou às casas hospitalares e de assistência aos pobres e inválidos” (Obra citada).
Faleceu em pleno exercício de suas atividades, no dia 7 de junho de 1924.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Raimundo Sóter de Araújo – Disponível em http://www .novomilenio.inf.b
r/santos/h0333g.htm. Acesso em 27 de novembro de 2009.

                                                                  APÊNDICE
         (Extraído do Almanaque de Santos, edição de 1971)
APÓSTOLO DO BEM
            * 
                     
Esse apóstolo do Bem nasceu na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Estado da Bahia, no dia 22 de abril de 1853. Muito cedo seus pais, compreendendo-lhe a vocação pelas letras, matricularam-no num dos principais colégios daquele Estado, onde os estudos finais se fizeram com distinção. Terminados os preparativos, Raimundo Sóter de Araújo ingressou na Faculdade de Medicina da capital baiana; em dezembro de 1872 obteve o diploma de farmacêutico e cinco anos após, em 15 de novembro de 1877, o grau de doutor de Medicina, depois de haver defendido tese.







Nomeado em 1880, pelo Governo do Império, 2º cirurgião da Armada, em cujo cargo prestou relevantes serviços ao País, empreendeu diferentes viagens a bordo de navios de guerra. Em 4 de fevereiro de 1882 foi nomeado médico-cirurgião da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santos, em cujo posto deu sobejas provas de capacidade profissional, as quais lhe valeram as honras de 1º-tenente da Armada Nacional, em 31 de outubro de 1890, já no regime republicano.
Exonerando-se desse cargo, passou a ocupar o de 1º delegado da Higiene, ainda em Santos, muito se distinguindo pela abnegação como se houve na melhoria do estado sanitário da Cidade, periodicamente batida por epidemias de febre amarela. Graças à dedicada iniciativa, foi construído um hospital de isolamento, cabendo-lhe a presidência da comissão para tal fim designada.
Intendente da Higiene, por nomeação em 1891 do governo do Estado, coube-lhe a honra de empossar a primeira Câmara Municipal eleita por sufrágio popular. Pertenceu também à Guarda Nacional, em Santos, como cirurgião-mor, nomeado por decreto de 3 de agosto de 1893.
Exerceu a vereança e, como professor, lecionou no Liceu Feminino Santista e Escola de Comércio José Bonifácio, entre outras Casas.
Militou ainda na imprensa santista, fundando e redigindo em 1892 A Questão Social, em companhia do sr. Francisco Escobar e dr. Silvério Fontes. Esse jornal, que circulou durante 2 anos, propugnava por idéias socialistas, muito avançadas para a época. Médico efetivo da Sociedade Portuguesa de Beneficência e médico-adjunto da Santa Casa, também prestou serviços profissionais à Sociedade União Operária e à Sociedade Protetora da Infância Desvalida, da qual foi sócio fundador, além de presidente da Sociedade Auxiliadora da Instrução.
Na Santa Casa, de que foi Irmão em 1881 e Benemérito em 1902, fundou o Pavilhão para Tuberculosos, que teve seu nome. Antes de médico, era filantropo. As criaturas pobres, sem quaisquer recursos, a ele recorriam e jamais deixaram de ser atendidas. Foi um bom. Distribuiu a mancheias a Caridade, sempre predisposto a servir aos que tinham fome e padeciam de males físicos. Foi considerável a folha de serviços que tributou às casas hospitalares e de assistência aos pobres e inválidos.
O dr. Raimundo Sóter de Araújo, que deixou distinta descendência, morreu no dia 7 de junho de 1924, em pleno exercício da Inspetoria Sanitária Municipal. Santos eterniza sua memória, dando-lhe o honrado nome a uma via pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário