English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

285- PLÍNIO GARCEZ DE SENA

285- PLÍNIO GARCEZ DE SENA
PLÍNIO GARCÊS DE SENA
*
Nasceu no Engenho Triunfo, município de Santo Amaro da Purificação, em 18 de maio de 1926, sendo seus pais Carlos Ribeiro de Sena e Maria Luiza Fróes Garcez de Sena.
Aprendeu as primeiras letras com sua genitora, seguindo-se o curso de humanidades, em Salvador.
Em 1947, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 15 de dezembro de 1952.
A partir de então, tornou-se clara a sua determinação de, no futuro, ser  Professor da  faculdade do Terreiro de Jesus
Após a formatura, rumou para Nova-Canãa, onde exerceu a medicina.
Em 1954, foi convidado pelo Prof. Edístio Pondé, para ser seu assistente. A partir de então passou a freqüentar cursos e congressos na área da neurologia.
Em 1962, conquistou a livre-docência de Clínica Neurológica e assumiu o cargo de Professor adjunto.  
Em 1963, estagiou na Clínica Neurológica da USP, onde bebeu os ensinamentos de Aderbal Tolosa, Antônio Lefevre, Oswaldo Lange, Antônio Spina França Neto, Paulino Longo, Roberto Melaragno, Aluízio Matos Pimenta e Paulo Magalhães Albernaz.
No Rio de Janeiro, tornou-se discípulo e admirador do Prof.Deolindo Couto, o qual registrou: “Plínio amiúde vinha ao Rio. Comparecia diariamente ao Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e participava das sessões clínico-terapêuticas e anátomo-clínicas que ali se realizavam. Pude, então, aquilatar-lhe a curiosidade científico e o afã com que atendia o seu propósito de ampliar sua experiência profissional” (2).
Em 1974, após brilhante concurso de títulos e provas, foi nomeado Professor Titular, em substituição ao Prof. Edístio Pondé, recentemente falecido. Sua tese contribuiu para o conhecimento de certos aspectos nervosos e eletromiográficos da lepra, através da análise de alentada casuística.
“No exercício da titularidade, buscou, o novo Professor, incentivar os jovens na busca dos títulos acadêmicos,  fomentando o mestrado e doutorado. Procurou aproximar a Clínica Neurológica de outros setores afins como a Neuropediatria, Neuro-Cirurgia,  Eletroencefalografia, Eletromiografia,, Liquarologia, Tomografia Computadorizada e de outros procedimentos utilizados na especialidade. Na atividade docente, na elaboração de livros e trabalhos científicos e didáticos, centralizou sua ação principal. A escassez de recursos orçamentários, entretanto, não lhe permitiu, como desejava, alcançar objetivos mais amplos na condução da cadeira” (Ibidem).
De espírito dedicado e desprendido, lutou, com Ruy Machado da Silva e outros idealistas, pela interiorização da medicina, alistando-se inclusive, com outros idealistas, no projeto de criação, em Feira de Santana, de uma  Faculdade de Medicina.
Em 1977, foi nomeado Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, cargo que exerceu, com brilho e desprendimento.
Participou de inúmeras instituições culturais e científicas (inclusive da Academia de Medicina da Bahia) e escreveu vários trabalhos sobre assuntos os mais diversos, no campo da neurologia.
Faleceu precocemente, em 11 de agosto de 1989.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       David de Souza, Agnaldo – Discurso proferido na solenidade de aposição do retrato do Prof. Plínio Garcez de Sena na Galeria dos Diretores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Vol. 13, junho. Salvador, 2004.
2.       Machado da Silva, Ruy – Discurso de Posse. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume 8, Setembro. Salvador, 1992.
3.       Sá Menezes, Jayme – Na Senda da História e das Letras. Salvador, 1994.

Um comentário: