English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

283- PEDRO RIBEIRO DE ARAÚJO

283- PEDRO RIBEIRO DE ARAÚJO
 *
Nasceu em Salvador, em ano ainda não esclarecido. Para Sacramento Blake, 1835, para Sá Oliveira,1831 (2,3).
Em 1852, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 1857.
Sua tese inaugural foi intitulada “Herança: Como se pode explicar hoje a produção da diabetes. Qual a responsabilidade médica?”.
Em 1859, foi nomeado Opositor da Seção de Ciências Acessórias.
Em 1875, concorreu à cadeira de Botânica e Zoologia, vaga pelo falecimento de seu catedrático, Antônio Mariano Bomfim e nela foi provido, por Decreto de 27 de novembro do mesmo ano.
Foi Conselheiro de S.M. o Imperador D.Pedro II e recebeu, com justiça, outros títulos e homenagens.
Serviu na Campanha do Paraguai, onde desempenhou o cargo de 1º Cirurgião do Exército.
De sua autoria é a Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1875.
“Talento robusto, fez sempre brilhante figura, não só entre colegas, quando estudava, mas também no corpo docente da Faculdade de Medicina”, afirma Sacramento Blake (3).
Faleceu em 1912.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Freire de Carvalho Filho, José Eduardo – Notícia Histórica Sobre a Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 1909.
2.       Sacramento Blake, Augusto Victorino Alves – Dicionário Biobibliográfico Brasileiro (1883-1902). Salvador, 1903.
3.       Sá Oliveira, Eduardo – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador, 1992.

5 comentários:

  1. Olá, sou descendente deste médico, pertenço à família Araújo São Paulo Ribeiro, com desmembramentos com a família Lima e Bittencourt. Atualmente, estudo na FDUFBA e soube desta ligação genética após voltar a Salvador, já que fui criada no RJ. Há notícias dos ancestrais deste médico na FAMEB? Onde encontro mais dados para continuar minha arvárv genealógica? Parabéns pelo blog e obrigada pela contribuição histórica.

    Saudações cordiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da família Ribeiro , meu avô era Pedro de São Paulo Ribeiro e Pedro Ribeiro de Araújo era meu tataravô. Me chama no Instagram : ciraribeiro26

      Excluir
    2. Olá, sou da família ( Meu avó era Pedro de São Paulo Ribeiro e : Pedro Ribeiro de Araújo e meu tataravô . Me chama no Instagram: ciraribeiro26

      Excluir
    3. Olá, sou da família ( Meu avó era Pedro de São Paulo Ribeiro e : Pedro Ribeiro de Araújo e meu tataravô . Me chama no Instagram: ciraribeiro26

      Excluir