English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

272- OTACÍLIO DE CARVALHO LOPES

272- OCTACÍLIO DE CARVALHO LOPES
*
Nasceu na cidade de Barreiras, Bahia, no dia 30 de abril de 1904.
Realizou seus estudos no Ginásio Ipiranga, no Colégio Figueiredo e na Faculdade de Medicina.
Foi diplomado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia, onde integrou sua 111ª turma, considerada a mais brilhante turma da nossa Faculdade. Dentre os formados em referida turma, destacamos Alício Peltier de Queiroz, Antônio Simões da Silva Freitas, Benjamim Alves de Carvalho, Bráulio Xavier da Silva Pereira Filho, Carlos Rodrigues de Moraes, Eládio Lasserre, Hosannah de Oliveira, Ítala Silva de Oliveira (primeira médica de Sergipe), Jorge Valente, José Eugênio Mendes de Figueiredo, José Silveira, Luiz Rogério de Souza, Mathias Mariani Bittencourt, Nestor Pires, Raymundo Nonato de Almeida Gouveia e Thales Olympio Góes de Azevedo.
Aprofundou seus conhecimentos em Oftalmologia, e passou a clinicar em Itabuna, Araguari, Uberlândia, Catanduva e São Paulo.
Portador de ampla cultura humanística, ingressou na Academia Paulista de Letras, recebendo diversos títulos honoríficos na Academia Nacional de Medicina, na Associação Paulista de Medicina e no Instituto Oscar Freire.
Além de grande conhecer da vida e da obra de Beethoven, sobre o qual escreveu várias obra, foi também grande admirador de Pethion de Villar, isto é, de Egas Muniz Barreto de Aragão.
Profundo estudioso da História da Medicina, lecionou a disciplina “Cultura Geral e História da Medicina” na Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericódia e na Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto.
De sua autoria é o livro “Medicina no Tempo”, deixando inéditos uma “História da Medicina no Brasil”, dois romances e vários ensaios.
Disse Menotti Del Picchia, em discurso pronunciado na Academia Paulista de Letras disse que Octacílio de Carvalho Lopes era um luminar da medicina, um escritor laureado e um fidalgo do mundo (Lacaz).
Faleceu em 1975, aos 71 anos de idade.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Lacaz, Carlos da Silva – Vultos da Medicina Brasileira. São Paulo, 1966.
2.       Tavares Neto, Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 2008.
 
BEETHOVEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário