English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

258- MANOEL MARIA TOURINHO

258- MANOEL MARIA TOURINHO

MANOEL MARIA TOURINHO

                                                                                                               *


Manoel Maria Tourinho nasceu em Salvador, no dia 21 de abril de 1853, sendo seus pais o Conselheiro Demétrio Ciríaco Tourinho e Maria das Mercês Tourinho. Ele, professor de Patologia da Faculdade de Medicina da Bahia, professor de grego no Liceu da Bahia, comendador da Ordem de Cristo, deputado provincial e fundador do jornal “Diário da Bahia”.
A família Tourinho tem como tronco o donatário da Capitania de Porto Seguro, Pero Campos Tourinho, chegado ao Brasil em 1536.
Depois dos preparatórios, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual colou o grau de doutor em Medicina no dia 18 de dezembro de 1877.
Foram seus colegas de turma, dentre outros, Alexandre Evangelista de Castro Cerqueira, Carlos Ferreira Santos, Climério Cardoso de Oliveira,  e João Agrippino da Costa Dória, ilustres professores da Faculdade de Medicina da Bahia.
À sua turma também pertenceu  Guilherme Studart, futuro Barão de Studart, célebre folclorista e historiógrafo.
No mesmo ano da formatura, Manoel Maria Tourinho foi nomeado cirurgião da Armada e mandado servir na Escola de Marinheiros de Santos, em São Paulo, onde passou a residir.
Naquela cidade ocupou relevantes postos da administração, tais como vereador (1884), membro da Junta Médica de Higiene (1890), intendente de Higiene (1891), presidente da Câmara Municipal (1894) e prefeito (1895).
A Câmara Municipal de Santos, em abril de 1953, comemorou o centenário de seu nascimento, como justa homenagem de agradecimento pelos serviços prestados , durante quase 40 anos, não só como médico proficiente e caridoso, como também político de grande prestígio e valor.
Faleceu Manoel Maria Tourinho em 16 de junho de 1913.  A imprensa local registrou o fato, afirmando que o ilustre baiano “foi uma vida proficuamente integrada na causa pública, ressaltando  seus serviços de cunho político-administrativo, cívico, científico e cultural, esteados por intenso talento moral.
Cerca de duas centenas de munícipes, tendo à frente Manuel Vicente de Paula, encaminhou representação datada de 16 de junho de 1914, acolhida pela Câmara Municipal, ao aprovar o parecer no 111, de 8 de julho do mesmo ano, dando a uma das ruas da cidade santista o nome de Manoel Tourinho.
Na capital do estado, bairro do Pacaembú, há uma rua com o nome  Manoel Tourinho.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.     História  e  Lendas  de  Santos – Os Dirigentes. Disponível em http://://www.novomilenio.inf.br/santos/poli1891f.htm. Acesso em 22 de junho de 2010.
2.     Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Academia de Medicina de Feira de Santana. Feira de Santana, 2008

PREFEITURA MUNICIPAL- SANTOS, S.PAULO
                                                           




Nenhum comentário:

Postar um comentário