English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

244- LUIZ ÁLVARES DOS SANTOS

244- LUIZ ÁLVARES DOS SANTOS
MOEDA DE 20 RÉIS
CIRCULANTE EM 1825, ANO DE NASCIMENTO DE LUIZ ÁLVARES DOS SANTOS
*

Nasceu na ilha de Itaparica, Bahia, em 1825 (ou 1829, segundo alguns AA.).
Colou o grau de doutor em Medicina,pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1849.
Em 1861, foi nomeado, por concurso,  Opositor da Seção Médica.
Em 1870, de volta da guerra do Paraguai, foi designado pela congregação para reger interinamente a cadeira de Matéria Médica e Terapêutica, vaga pela morte de Joaquim Antônio de Oliveira Botelho.
Em 13 de setembro de 1871,  informa Freire de Carvalho, o Prof. Luiz Álvares dos Santos  tomou posse da referida cadeira , mediante concurso no qual defendeu a tese “Qual é a ação da dedaleira nas diversas moléstias em que é empregada ?” .
Foi o autor da Memória Histórica da Faculdade de Medicina, concernente ao ano de 1876. Pelo fato de não terem  sido realizadas as alterações propostas pela congregação, sua Memória não mereceu  aprovação.
Cirurgião-Mor de Brigada honorário do Corpo de Saúde do Exercito, Diretor do Hospital de Febre Amarela, membro do Conselho de Salubridade Pública, Conselheiro do Imperador D. Pedro II, Oficial da Imperial Ordem da Rosa, Comendador da Ordem Austríaca de Francisco José, portador da medalha comemorativa da guerra do Paraguai e Deputado Federal em várias legislaturas, foi o Conselheiro Luis Álvares dos Santos uma das expressões mais significativas da medicina baiana.
Afirma Gonçalo Moniz que “pelo seu brilhante talento, grande e variada ilustração, Luiz Álvares dos Santos figura entre os membros mais conspícuos do professorado da nossa escola médica” (in Sá de Oliveira, obra citada).
Além de médico e professor de medicina, foi o Conselheiro Luiz Álvares festejado literato, poeta e orador.
Faleceu em fevereiro de 1886.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.     Freire de Carvalho, José Eduardo – Notícia Histórica sobre a Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 1909.
2.     Sá de Oliveira, Eduardo- Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador, 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário