English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

235- JOSÉ AVELINO BARBOSA

235- JOSÉ AVELINO BARBOSA
PRIMEIRA EDIÇÃO DA ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA,
DATADA DE 1768
(ANO DO NASCIMENTO DE JOSÉ AVELINO BARBOSA)

Nasceu em Salvador, no ano de 1768.
Graduou-se em Medicina, na Universidade de Edimburgo.
Em 1815 foi nomeado, pelo Príncipe Regente D. João VI, lente do Colégio Médico Cirúrgico do Bahia, para ensinar  Prática Médica, Cirurgia, Operações  e Obstetrícia e substituto do Professor Antônio Ferreira França nas cadeiras de Higiene, Etiologia, Patologia e Terapêutica.
Em 1832, foi transferido para a cadeira de Higiene e História da Medicina, tomando posse em 24 de maio de 1833.
Patriota ardoroso, lutou pela Independência do Brasil, desempenhando papel  relevante nas lutas que se travaram no Recôncavo da Bahia.
Em 1826 foi eleito deputado à Assembléia Geral, cargo que desempenhou com grande brilhantismo.
“Nos trabalhos parlamentares (de 1826e 1829), além de uma tradição de inteligência, bom senso e moderação, notabilizou-se pela polêmica com o seu colega de Congregação, professor Dr. José Lino Coutinho por estar convencido que tinha por fim divorciar a medicina da cirurgia. Ao  apreciar a disputa entre dois grandes mestres que  viriam a ser os primeiros diretores da Scola Médica, Gonçalo Moniz esclarece que “o projeto não logrou aprovação, porem suscitou  interesse na Câmara em face do momentoso assunto, a qual encarregou a Sociedade de Medicina , então recentemente fundada no Rio de Janeiro (28 de maio de 1829 – a atual Academia Nacional de Medicina – de elaborar um plano de reforma das escolas em questão, que foi apresentado em 1831, como projeto de lei na mesma Câmara. Teve o referido plano de reforma melhor destino, pois foi aprovado com ligeiras modificações e a lei sancionada pelo decreto de 03 de outubro de 1823, promulgada pela segunda Regência do Império” (3).
Em 1829, foi eleito pelos seus colegas de Congregação, diretor do Colégio Médico Cirúrgico. No mesmo ano, em nova eleição, o Prof. José Lino Coutinho foi eleito para o cargo de Diretor, ficando o Prof. José Avelino Barbosa como Vice-Diretor.
“Consta que sendo dotado de profundos conhecimentos, ilustrava de modo pessoal as suas preleções, que tinham como base, nas lições de Higiene, o Tratado de Loiuis Leon Restam e na História de Medicina a obra de Kust Sprengel”  (3).
Acrescenta Renato Tourinho Dantas: “ Para ele  o rico não tinha preferência ao pobre. Levava com o mesmo carinho os recursos de sua ciência e experiência onde quer que um mórbido suplicasse a sua presença” (Ibidem).
Faleceu no dia 18 de janeiro de 1838, tendo prestado notáveis serviços à Bahia e à Faculdade de Medicina.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Carvalho Filho, José Eduardo Freire de- Notícia Histórica Sobre a Faculdade de Medicina da Bahia. Bahia, 1909.
2.       Sá Oliveira, Eduardo de  – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, Concernente ao Ano de 1942. Bahia, 1992.
3.       Tourinho Dantas, Renato – José Avelino Barbossa, O primeiro Diretor da Escola Médica Primaz do Brasil – Sinópse Informativa. Universidade Federal da Bahia. Ano II, no II . Salvador, outubro, 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário