English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

CLEMEENTINO DA ROCHA FRAGA (CLEMENTINO FRAGA)

CLEMENTINO DA ROCHA FRAGA
(CLMENTINO FRAGA)

Extraido de Clementino Fraga: Itinerário de uma vida. Livraria José Olympio Editora-
INL-MEC. Rio de Janeiro, 1980



*

Nasceu em Muritiba, em 15 de setembro de 1880, sendo seus pais Clementino da Rocha Fraga e Córdula de Magalhães Fraga.
Após realizar os cursos primário e secundário, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual colou o grau em Medicina, no ano de 1903.
Durante o curso secundário, foi aluno dileto de Carneiro Ribeiro, a quem deve os alicerces de sua vasta cultura literária e humanística.
Em 1904, foi Professor assistente de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Bahia. Em seguida, transferiu-se para o Rio de Janeiro, quando obteve, após brilhante concurso, o cargo de Inspetor Sanitário.
Em 1910, regressou para a Bahia e foi nomeado, depois de memorável  concurso, Professor catedrático  de Clínica Médica. Assim permanecendo até 1925, quando foi transferido para a Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.
Representou o Brasil no 17º Congresso Internacional de Medicina, reunido em Londres, e no Congresso Internacional de Tisiologia, realizado em Córdoba, na Argentina.
Atendendo convite do Presidente Washington Luis, chefiou, na capital do país, a campanha contra a febre amarela, doença que se manifestou, de forma preocupante, em vários estados do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.
Em 1930, fundou o Curso de Aperfeiçoamento em Tuberculose.
De 1937 a 1940, exerceu o cargo de Secretário Geral de Saúde, do Distrito Federal, quando se destacou de modo admirável, merecendo homenagens e elogios por parte das maiores autoridades do país.
Nesta altura Clementino Fraga já era Professor Emérito da Universidade do Brasil e da Faculdade de Medicina da Bahia.
Pertenceu a inúmeras instituições científicas e culturais do Brasil e do exterior, destacando-se, dentre elas, a Academia de Medicina de Paris, a Academia de Medicina de Buenos Aires, a Academia de Ciências de Lisboa, a Academia de Letras da Bahia, a Academia Fluminense de Letras e a Academia Brasileira de Letras.
Sua produção científica e literária é de alto valor. “Em todas as suas obras há de notar o cuidado e a atenção com que tratava os temas, fosse científico ou literário. Seu estilo era atiço, mostrando a sua intimidade com os clássicos. Foi, certamente, na mais legítima acepção da palavra, um humanista”  (4).
Quanto à medicina, profissão que ele exerceu de modo verdadeiramente invejável, advertiu: “A Medicina dos nossos dias ameaça verdadeiro perigo social,carregada a culpa à conta da especialização precoce, motorizada e invasora” (1)
A respeito de Clementino Fraga, disse Loureiro de Souza: “Homem de ciência e homem de letras, foi uma das maiores figuras do seu tempo. Foi, em tudo e por tudo, um grande varão, desses que figuram na obra de Plutarco, não sendo poucos os que o consideram um sábio. E o era, na verdade” (4).
Faleceu, no Rio de Janeiro, em 8 de janeiro de 1971.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.     Benício dos Santos, Itazil. Itinerário de Ideais e Compromissos. Salvador, 1987.
2.     Clementino da Rocha Fraga –  Disponível em http://www.lcf.com.br/cont
udo/perfil/body_biografia.asp. Acesso em 24 de janeiro de 2009.
3. Clementino Fraga- Disponível em htp://www.academia.org.br. Acesso em
     24 de janeiro de 2009.
4. Loureiro de Souza, Antônio – Baianos Ilustres. Salvador, 1973.
5. Sá Menezes, Jayme de – Palavras de Ontem e de Hoje. Salvador, 1993.



APÊNDICE I
DEPOIMENTO DE UM DISCÍPULO
(Extraído de  Torres, Luís Pedreira, in Clementino Fraga, Itinerário de uma Vida.
Rio de Janeiro, 1980)



*

“Clementino Fraga – como bem diz o seu “Ex- Libris” – “Suaviter in modo, Fortiter in re” – era suave nas maneiras, com a educação de um príncipe  raro, solícito  a mínimas atenções, inclusive e, especialmente, com os humildes, mas, duma invulgar firmeza de caráter. Com atitudes sempre definidas, impunha-se de tais e tantas maneiras ao apreço dos contemporâneos que, sobre eles, insensivelmente, exercia uma autoridade inconteste. E não era necessário muito tempo de convivência para que aquela nobre influência pessoal se estabelecesse, e se visse cercada, na maioioria das vezes, de verdadeira veneração.
Muitos ouvidas as suas palavras. Durante a minha primeira aula no Curso de Especialização em Tuberculose, no Hospital S. Sebastião do Rio de Janeiro, Mestre Fraga no decorrer da sua admirável exposição, lembrava episódios e casos clínicos, como ainda o comportamento terapêutico ministrado, cujo histórico, ao mesmo tempo que tornava a exposição ainda mais atraente e empolgante, trazia o dom de cristalizar, em suas memórias, as ocorrências e as suas nuanças, como os acertos e os erros narrados, para nunca mais esquecermos. Foi o caso clínico dum paciente que sofreu as conseqüências de orientação terapêutica condenável; após esclarecer o caminho certo a seguir, naquele episódio clínico, arrematou o assunto dizendo: o profissional que teve a infelicidade de aplicar tão desastrosa terapêutica usava um daqueles anéis caricaturais de medicina.
A aula era para algumas dezenas de médicos recém-formados, eu mesmo entre eles, o que não impedia de ali se acharem, também, ,muitos veteranos, alguns mesmo, repetidores daquele Curso, todos os anos para recolherem, com entusiasmo,ensinamentos cada vez mais renovados e brilhantes do Mestre.
Ao entrarmos para o salão onde iríamos ouvi-lo, tão ansiosamente, todos os companheiros  da turma, inclusive o Quixadá Felício, do Ceará, uma das mais vigorosas inteligências, a serviço de invejável cultura, que passaram pela Faculdade de Medicina da Bahia – todos nós levávamos no dedo, o indefectível anel de esmeralda. Terminada a aula, sob aplausos, os anéis, discretamente, desapareceram de nossos dedos,  inclusive o meu, escondidos que foram nos bolsos de nossos próprios paletós...
Alguém contou a passagem ao Mestre, que lamentou o “o prejuizo causdo à vaidade da juventude pela sua aula singela. Mas, uma coisa Clementino nunca soube: dois daqueles anéis , um dos quais com uma esmeralda muito rara, foram vendidos pelos próprios donos, e o dinheiro oferecido à Santa Casa de Misericórdia”.
=====================================================

APÊNDICE II
DEPOIMENTO DE CÉSAR DE ARAÚJO
(Extraído de  Peçanha Martins, Antônio Carlos – César de Araújo, o Médico, o Homem.
Salvador, 1994)


*

“César de Araújo, ao ingressar na Faculdade de Medicina, em 1915, com menos de 17 anos de idade, já despontava nos bancos acadêmicos, como estudante caprichoso e aplicado, como demonstra o seu notável currículo escolar. Despertou, assim, a atenção do seu grande mestre, o eminente Prof. Clementino Fraga, a quem se referiu com emoção no seu discurso de agradecimento no banquete ocorrido por ocasião da sua aposentadoria: “o maior e o melhor dos meus mestres, em todos os campos, príncipe da medicina e príncipe das letras. A quem não sei mesmo o que devo porque a ele devo quase tudo do quase nada que sou na profissão”...
Quem teve como eu, a felicidade de acompanhá-lo no dia a dia da prática médica, embora nos seus derradeiros anos, visitando os pacientes internados, muitas vezes à noite, porque não dispúnhamos naquela época de emergência, pôde testemunhar o zelo sem exageros, a conduta eminentemente ética, no seu relacionamento com o paciente e sua família, a quem esclarecia sem causar drama que o supervalorizasse, o módico nos horários, levando sempre em consideração, o poder aquisitivo dos seus clientes.
Humano e generoso sem ser subserviente, discreto e humilde quando elogiado, e sóbrio em seus comentários, sem falar na sua competente e segura orientação. Relembro, com saudade e emoção, aquele convívio que me deu os ensinamentos necessários para exercer com dignidade a minha profissão. Jamais o esqueci, o que dizia Armando Sampaio Tavares: a licção damirável de como é bom...ser bom”!
Nunca em tão pouco tempo de convivência, em três anos de estudante e interno da terceira cadeira de Clínica Médica, passando depois a residente, para finalmente alcançar a honrosa indicação de ter sido o seu último assistente na Faculdade de Medicina, aprendi tanto, não apenas na área médica, mas no desejo de procurar saber mais e mais, não me desviando da leitura da fora da medicina, constituindo-se desse modo no melhor dos meus modestos títulos”



APÊNDICE III
DEPOIMENTO DE ITAZIL BENÍCIO DOS SANTOS
Extraído de Benício dos Santos, Itazil – Clementino Fraga. Sinópse Informativa. Ano II, No II. Outubro. Salvador, 1978.



*

    O serviço do Professor de medicina, em que ele apóia sua doutrina e os conceitos  de sua lição, tão próximo dele como a própria sombra, há-de ser visto como o reflexo do homem que o encarna e personaliza, como uma extensão dele próprio, que o dirige e representa. Porque, ninguém se iluda, um Serviço, um Serviço de Medicina é um ente real, não é, apenas, o espaço físico, entre paredes, que o abriga. Um Serviço existe, sim, no sentido de que se o seu corpo é formado das condições materiais que possui, ou dos
aparelhos e dispositivos que o equipam, a sua alma é feita do seu préstimo, da sua utilidade, da sua serventia. E esta, sem dúvida alguma, quem a dá são os que lá mourejam, são os profissionais e docentes que o animam, é o chefe que o personifica e representa, nos aspectos intelectual, técnico-profissional e moral que envolve, repassados estes, enfim, de certa complacência e compassividade, para alcançar o Serviço os seus verdadeiros objetivos.
Entende-se, desse modo, que, no passado, o professor de medicina não só personificasse o seu serviço, mas, que a personalização fosse de lado a lado – princípios, doutrinas e idéias que o professor simbolizava, corporificavam-se no Serviço que ele chefiava e representava.
Assim foi o  Prof. Clementino Fraga e o Serviço do Prof. Clementino Fraga, aqui ou no Rio, assim foi com o Prof. Miguel Couto e o Serviço do Prof. Miguel Couto, e tantos outros em nossa medicina, em suas respectivas épocas. Não é sem razão que a atividade docente de Clementino Fraga teve ressonância, encontrou eco entre os que à sua volta, compunham o seu Serviço, entre os jovens, desejosos de aprender, que o rodeavam. A lição do mestre continuaria, desdobrar-se-ia através da repercussão que encontrou entre contemporâneos, e alcançaria gerações futuras.
Sirva-nos o exemplo e modelo que foi o Prof. Clementino Fraga, nos dias de hoje, em que nem sempre se vive, com entusiasmo e espírito de doação, o próprio mister”



                                          
APÊNDICE IV
“PROFISSÃO E PERSONALIDADE”



*
“O médico moderno há de ser um representante da nata intelectual, formado no consenso das qualidades efetivas da apresentação e de personalidade. Não basta ser; é mister também parecer. Aliás, em nenhuma profissão a projeção individual é mais fragrante que na medicina, a considerar, como queria Nicolle que “a tendência do ser humano é defender a sua personalidade”. A própria educação médica, inspirada nas ciências biológicas, desenvolve no profissional uma segunda natureza, um tanto hipertrófica no sentido da individualização. E não há como a doença para revelar o aspecto pessoal em cada caso patológico; por outro lado a autoridade do clínico, sempre decisiva ou conselheira, socialmente, o destaca numa auréola de respeito e ascendência. Em alguns o individualismo transviado conduz ao espírito de suficiência, sobretudo sistemático em relação às normas terapêuticas. Será, talvez, o seu maior pecado. As coordenações biológicas que defendem o homem integral, na unidade do corpo e espírito, materializam o conceito da personalidade. Seria absurda a negação destas vantagens na formação intelectual e moral do médico, e neste caso, como conciliar a afirmação de individualidade com a medida rasa, niveladora, que caracteriza a medicina do Estado ? Onde a prevalência das qualidades sem os estímulos da liberdade de ação? Não se compreende a noção de responsabilidade imposta a doentes, que não elegeram o profissional nos anelos de sua confiança. E depois, pode-se admitir a despersonalização do médico no momento científico em que a medicina se orienta no sentido da personalidade do doente? Talvez tanto tivesse sido possível no domínio ditatorial das ciências analíticas; não será o Estado totalitário ou marxista, nas contingentes restrições á liberdade humana, que poderá sobrelevar às tendências científicas que noutros tempos germinaram a mentalidade antiga, qual se encontra no Diálogo sobre a Sabedoria, em que Sócrates doutrinava: “os bons médicos, quando um doente os procura para que lhes curem uma doença dos olhos, por exemplo, começam por declarar que não poderão curar somente os olhos, senão também a cabeça, e pretender curar a cabeça sem atender ao corpo inteiro é impossível. Tendo isso em conta prescrevem um regime para todo o organismo, cuidam e curam, assim, a parte em que a doença se manifesta. Porém do mesmo modo que os olhos não podem ser tratados sem a cabeça, e esta sem o corpo, também este não pode ser curado sem curar a alma, e, se os médicos gregos não são capazes de curar tais enfermidades, é que ignoram o conjunto do que devem tratar. Porém a alma, de onde brotam para todo o corpo todos os bens e males, pode ser tratada por meio de certos diálogos”.

======================================================


    “Clementino Fraga está entre os que viveram o seu ofício de professos de medicina e de clínico -, viveu para ele, empolgado por ele, absorvido nele. Viveu-o naturalmente, na sua oficina, isto é, em seu serviço no hospital, no Serviço do Prof .Clementino Fraga, onde exerceu a sua atividade, a um só tempo, de clínico e de professor de clínica, junto ao leito do doente na enfermaria, rodeado dos seus discípulos, para assim ensinar demonstrando. “Fôra  sobretudo, - disse eu certa vez – um dos mestres de então que tivera em mira imprimir nova orientação ao ensino da Clínica Médica. A pesquisa dos fatos clínicos encontrou em suas cátedras, na Bahia e no Rio, ambiência própria e acolhedoras, recursos materiais e espirituais indispensáveis para vingar. E não foram poucos os que – discípulos de ontem, clínicos eminentes e mestres de hoje – se abeiraram da sementeira: animava-os a certeza das condições de ordem moral. Intelectual, psicológica e material para o vicejo do plantio. Por essas razões, suas cátedras, aqui e ali, foram viveiros de estudiosos, de pesquisadores, que mais tarde iriam ocupar altos postos do magistério no Brasil” Entre os discípulos do Prof. Clementino Fraga, a ele ligados cultural e afetivamente, citem-se, entre outros,  Armando Sampaio Tavares, Sabino Silva, César de Araújo, figuras eminentes de mestres, falecidos, seus filhos Hélio e Clementino, expoentes de nossa medicina, continuadores da obra paterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário