English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CARLOS ARISTIDES MALTEZ (CARLOS MALTEZ)

CARLOS ARISTIDES MALTEZ
(CARLOS MALTEZ)


*
Filho do Prof. Aristides Pereira Maltez, foi Carlos Maltez o continuador da obra meritória do seu progenitor.
Niguém melhor do que Aníbal Silvany Filho, traçou o perfil do grande cancerologista.
Ei-lo:
“Éramos jovens, quando nos conhecemos. Foi uma amizade nascida franca, cordial, fraterna, onde a empatia mútua e a adoção de ideais comuns, fizeram-na crescer forte. Senti, desde cedo, a vocação iluminada do amigo, empenhado teimosamente, na continuação do sonho de seu ilustre pai. Conseguiu, pelo exemplo de pertinência e um convincente discurso, agregar junto de si, um grupo de jovens, dispostos a ajuda-lo. Lembro-me das reuniões preparatórias e científicas, na sala acanhada da chácara “Boa Sorte”, doada pelo interventor Landulfo Alves à recém fundada Liga Bahiana Contra o Câncer. Os participantes, poucos, na verdade, possuíam o fogo sagrado da determinação de um alento que foi inquebrantável, como pude apreciar no correr dos anos. Estávamos em 1946, logo após o término da II Guerra Mundial. O milagre surgiu, passo a passo, esforço a esforço, temperado com sacrifício, mas sem desânimos.
Em 1952, iniciávamos no Hospital parcialmente construído,a assistência médica e a trilha de estudos e pesquisas. Carlos, junto dele Luiz Neves, Alexinaldo Portela, eram incansáveis. Depois, uma equipe de jovens, todos possuídos, contaminados pelo mesmo ideal, congregaram-se. Foi uma epopéia que me deixa acrisolado e nostálgico.  Plantávamos, todos nós, uma semente fecunda. O trabalho comoveu a sociedade, aos governantes, ao povo e nunca faltou apoio. Trabalhávamos e doávamos os salários, Carlos e Luiz Neves indômitos,contornavam as ondas, faziam crescer mais os méritos do Hospital.
Carlos era humano, excelente cirurgião, dominando completamente a anatomia pélvica e inaugurando, em Salvador, as operações radicais, recomendadas no tratamento do câncer ginecológico. Fez discípulos, entre os quais suas filhas médicas, talentosas e competentes.
Nunca deixou de incentivar os que lhe estavam próximos, pois sem vaidades fátuas, não se incomodava com o sucesso de seus colegas.
Amava o trabalho e sua profissão. Dizia-me que desejava morrer trabalhando e assim foi. Numa cinzenta manhã, nos encontramos na saleta de conforto dos cirurgiões. Sentado ao seu lado, estranhei o semblante soturno, e a falta da nossa sempre alegre conversa de velhos e fraternos amigos; tornei-me mais preocupado porque à sua volta estavam suas filhas e genros, também médicos, todos tensos.
No meio da manhã, chegou-me a notícia do seu falecimento. Na noite precedente havia sofrido um infarto do miocárdio extenso, e seu médico assistente recomendou que mantivesse repouso absoluto no leito. Recusou-se internar-se. Cedo levantou-se, e contrariando os apelos dos familiares, dirigiu-se para a operação, onde eu o encontrara, de tudo desconhecendo. Morrera, como desejara, no sagrado prazer de ajudar o próximo, no exercício de sua profissão...”
Assim faleceu, no início da década de sessenta, Carlos Maltez, Professor titular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, autor de incontáveis trabalhos na área da cancerologia, idealista sem par, figura inesquecível da medicina brasileira.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Silvany  Filho, Aníbal Muniz – Carlos Aristides Maltes (Lilito). Disponível em htp://www.sbcancer.org.br/final/homenagens.asp. Acesso em 21 de janeiro de 209.

Um comentário:

  1. boa noite
    gosto de voltar ao passado e me sentir honrada por ter a Bahia seus filhos mais ilustres e que dedicou suas vidas ao povo e a medicina. Dr, Carlos Maltez sempre ela um nome que eu crecia escutava em casa, correndo pela sala..minha mae e tias sempre vez por ora falava o nome dele ..meu querido e saudoso padrinho Alexinaldo Portela sempre foi meu orguho tb em meu coração ficou como representante do meu pai dr, CarlosAlberto de Paiva Rodrigues seu grande amigo..
    saudade da Bahia, saudades desse tempo,,,Deus os guardem no seu coração de amor eterno!

    ResponderExcluir