English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

AUGUSTO CEZAR VIANA

AUGUSTO CEZAR VIANA



*

Nasceu en 5 de abril de 1867, em Salvador.
Concluídos os estudos de humanidades, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, por onde se diplomou em 1890.
Foram seus colegas de turma: Amélia Pedrosa  Benebien, Belisário Augusto de Oliveira Pena, Ephigênia Veiga, e Pedro Emílio de Cerqueira Lima Júnior. Amélia Pedrosa Benebien foi a segunda mulher diplomada pela Faculdade de Medicina da Bahia, bem como sua colega de turma, Ephigênia Veiga. Belisário Pena foi Ministro da Saúde (1931), cientista, colaborador do dr. Arthur Neiva em suas pesquisas sobre as condições de saúde das populações do norte da Bahia, sudoeste de Pernambuco, sul do Piaui e norte-sul de Goiás. Pedro Emílio de Cerqueira Lima Júnior foi professor da Faculdade (3).
Logo após a formatura, passou a regente da cátedra de Anatomia e Fisiologia  Patológicas, assim permanecendo até 1901, quando foi transferido para a cátedra de Bacteriologia (cujo nome mudou para Microbiologia, em 1911). Em 1915 passou a catedrático de Microbiologia, assim permanecendo até 1933.
Em 1897, concluiu o curso de Farmácia, colando grau no dia 30 de dezembro do mesmo ano.
Em 1891 e em 1914, estagiou em diversos centros médicos da Europa.
Em 1908 foi nomeado diretor da Faculdade de Medicina e, como diretor, concluiu as grandes obras de reconstrução, iniciadas por Alfredo Britto, em 1905, logo após o incêndio que quase a destruiu.
Foi reconduzido  à direção do vetusto berço da medicina brasileira, em 1915 e em 1933.
Dirigiu, durante muitos anos, o Instituto Oswaldo Cruz da Bahia.
“O Dr. Augusto Viana deve ser considerado um dos grandes diretores que teve a nossa Faculdade. Durante sua longa administração, foram planejados e realizados melhoramentos da maior importância para o progresso médico da Bahia. Foi um professor justo e cumpridor de deveres, de atitudes nobres e sempre definidas; grande amigo dos moços, e sincero estimulador de valores” (2).
Aí estão, comprovando as palavras de Eduardo Sá de Oliveira, as lápides existentes na Faculdade de Medicina, na Maternidade Climério de Oliveira e no antigo Instituto Oswaldo Cruz, no bairro do Canela. No mesmo bairro, o Professor Augusto Viana adquiriu extensa área, onde construiu o Ambulatório que tem o seu nome. Na referida área foi edificado, anos depois, o hospital-escola da Faculdade.
“Homem de formação pura, cientista dos mais abnegados, professor eminente, pelo saber e pela bondade, foi um dos nomes mais em projeção na sua época, sendo imenso o número dos que o admiravam e respeitavam” (1).
Faleceu em 18 de maio de 1933.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1.       Loureiro de Souza, Antônio – Baianos Ilustres. Salador, 1973.
2.    Sá Oliveira, Eduardo – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador,1992.
3.  Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de Santana, 2008.
===============================================


Um comentário:

  1. Prezado:

    O perfil acima é referente ao ilustre médico baiano Dr. AUGUSTO CESAR DE SAMPAIO VIANNA, falecido em função de uma infecção contraida na Guerra do Paraguai?
    Caso vc posso escrever, agradeço: meu e-mail: marmiranda@globo.com

    ResponderExcluir