English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ARTHUR NEIVA

ARTHUR NEIVA


 
                                                           *

Nasceu em 22 de março de 1880, em Salvador, sendo seus pais João Augusto Neiva e Ana Adelaide do Passo Neiva.
Concluído o curso de humanidades, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, da qual foi transferido, algum tempo depois, para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Como estudante de Medicina, atuou  na Inspetoria de Profilaxia da Febre Amarela, tomando parte ativa na campanha de erradicação do mosquito transmissor da doença.
Concluído o curso médico, trabalhou no Instituto de Manguinhos, onde realizou trabalhos na área de Entomologia.
Em 1910, seguiu para os Estados Unidos a fim de completar seus estudos entomológicos.
Em 1912, com Belisário Pena, realizou uma expedição científica no interior do Brasil, quando percorreu o norte da Bahia, o sudoeste de Pernambuco, o sul do Piauí e o Estado de Goiás, de norte a sul.
Com o mesmo objetivo, realizou, com o escritor Monteiro Lobato, excursão pelo interior de São Paulo, ocasião em que encontrou, nas bromélias, o transmissor da febre amarílica.
Em 1913, passou em lecionar Parasitologia na Faculdade de Medicina de São Paulo, da qual se tornou docente-livre, no ano de 1914.
Em 1915, foi para a Argentina, a fim de instalar a Secção de Zoologia Médica do Instituto de Bacteriologia de Buenos Aires.
Criou o Horto Oswaldo Cruz, para plantas medicinais brasileiras e, em 1918, integrou o corpo de pesquisadores do Instituto Butantã.
Em 1920, o Instituto Kitasato o convidou “para introduzir a medicina e a higiene brasileiras” no Japão. Concluído o trabalho, foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente.
Em 1923, foi nomeado diretor do Museu Nacional.
Em 1931, foi nomeado Interventor Federal na Bahia. “Apeado do poder, tragado nas ondas dos entrechoques políticos, deixou o governo do estado após cinco meses de elevada atuação”. (Sá)
Em 1933, é eleito deputado à Assembléia Nacional Constituinte e, em 1924, deputado federal.
Com o golpe de estado de 1937, Arthur Neiva se retornou para o Instituto de Manguinhos e publicou numerosos trabalhos científicos, muitos dos quais de repercussão internacional.
Além de cientista, foi Arthur Neiva humanista consagrado. Publicou “Estudos da Língua Nacional”, “Daqui, e de Longe”, “Sonhando Acordado” e outros trabalhos.
Faleceu, aos sessenta e três anos de idade, em 6 de junho de 1943.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1.     Arthur Neiva. Disponível  em  htt://pt.wikipedia.org/wike/Arthur_Neiva.
     Acesso em 13 de janeiro de 2009.
2. Sá de Oliveira, Jaime de – Centenário de Arthur Neiva. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume V, julho de 1983.
3.  Sá de Oliveira, Jaime de – Caminhada...(Volume 1). Salvador, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário