English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ANTÔNIO MARIANO DO BONFIM
 
Estilo de cama, no ano de 1827



*

Natural da Bahia, onde nasceu no ano de 1827 (*).
Colou o grau de doutor em Medicina, em 1850, pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Foram seus colegas de turma: Antônio de Jesus Souza, Antônio Mariano do Bonfim, Henrique Álvares dos Santos e Joaquim  Antônio de Oliveira  Botelho.  Antônio de Jesus Souza, por ocasião da epidemia de cólera que assolou a Bahia, em 1855, foi preso por negar-se a atender a população acometida pelo terrível mal. Durante a mesma epidemia, Henrique Álvares dos Santos chefiou o Serviço de Saúde e Assistência, quando estabeleceu normas gerais para internação dos pacientes. Os dois colegas restantes, tornaram-se, também, professores da Faculdade (2).
Foi opositor, por concurso, da Secção de Ciências Acessórias (1857). Substituto, por concurso, da citada Secção e, em 1862, lente de Botânica e Zoologia. Assim permaneceu, até 1875, ano, provável,  do seu falecimento (*)
Foi médico do Hospital de Caridade, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e Comendador da Ordem de Cristo.
Gonçalo Moniz, retratando Antônio Mariano Bonfim, afirma: “Professor ilustrado e zeloso no cumprimento dos seus deveres, esforçou-se sempre pela eficácia e desenvolvimento do ensino de sua cadeira, tendo sido um dos poucos que escreveram livros para o estudo dos alunos” (in Sá Oliveira, obra citada).
Sá de Oliveira acrescenta: “Durante a Guerra do Paraguai, foram relevantes os serviços médicos prestados pelo Dr. Mariano Bonfim”.

--------------------------------------------------------------------------------------------  
(*)= Há divergência sobre as datas de nascimento e morte do Prof. Antônio Mariano do Bonfim. Para Sacramento Blake, o epigrafado nasceu em 1827 e morreu em 1874, ou 1875. Para Gonçalo Moniz, as datas são 1927 e 1874. Para Sá de Oliveira, 1827 e 1875.



FONTE BIBLIOGRÁFICA:
1.  Sá de Oliveira, Eduardo- Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador, 1992.
2.  Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de Santana, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário