English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

114- EDUARDO FERREIRA FRANÇA

114- EDUARDO FERREIRA FRANÇA




*


Nasceu em Salvador, no ano de 1809 e faleceu em alto mar, em 1857.
Colou o grau de doutor em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Paris, em1834.
Sua tese de doutoramento versou sobre “Essai sur l´influence dês aliments et des boissons sur Le moral de l´home”.

Na Faculdade de Medicina da Bahia, foi lente substituto da Seção de Ciências Acessórias, em 1835 e lente, por concurso, de Química Médica e Princípios Elementares de Mineralogia, de 1839 a 1857, ano da sua morte.
Em 1954, publicou “Investigações de Psicologia”, o mais antigo livro de psicologia das  Américas. Escrito e publicado em Salvador, constitui uma preciosidade histórica: obra em dois volumes, com 428 páginas de texto, foi editado vinte e nove anos antes de Willelm Wundt instalar seu laboratório em Leipzig (Alemanha) e trinta e seis anos antes de Willian James publicar seu famoso livro sobre o hábito, as funções do cérebro, a corrente do pensamento, a percepção do tempo, do espaço e da realidade.
Ferreira França, em seu obra, trata dos fenômenos da consciência, das faculdades intelectuais, dos instintos e da vontade. Há no seu trabalho, uma constante preocupação com a influência do ambiente sobre o Homem.
Em 1848, foi eleito para a Assembléia Geral, e deputado permaneceu até 1851.
Reeleito, não tomou posse, por se achar enfermo.
“Espírito brilhante, desde os tempos acadêmicos, professor de reconhecida cultura médica e filosófica, político de méritos reais, foi ainda o Dr. Ferreira França um parlamentar de escol. Era filho do eminente Professor Antônio Ferreira França, e irmão do Professor Antônio Ferreira França Filho, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro”(3).
Faleceu em 1857, quando realizava viagem à Europa, sendo seu corpo lançado nas águas do Oceano Atlântico.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.     Nogueira, Antônio Carlos – Notícias da  Faculdade de  Medicina  da  Ba
med_art17.htm. Acesso em 9 de fevereiro de 2009.
2.    Rocha Brito, Nádia Maria Dourado – A  psicologia  oitocentista no acer
       vo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia: alguns exemplos. Disponi
       Acesso em 9 de fevereiro de 2009.
3.      Oliveira,   Eduardo – Memória Histórica da Faculdade de Medicina,
       Concernente ao ano de 1942. Salvador, 1992.


APÊNDICE I
“UM PIONEIRO”
(Extraído de ROCHA,NÁDIA MARIA DOURADO – A Psicologia oitocentista no acervo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Disponível em http://www.fatich.ufmg.br/~memorandum/artigos03/rocha01.htm

MONOGRAFIA DE PSICOLOGIA TCC ESTUDO PSICOLOGICO


*
“Finalmente, tenho muito prazer em lhes apresentar Eduardo Ferreira França (1809-1854), autor de "Investigações de Psicologia", o mais antigo livro de Psicologia das três Américas. Escrito e publicado em Salvador, no ano de 1854, vinte e nove anos antes da instalação do Laboratório em Leipzig, por Willelm Wundt, na Alemanha e trinta e seis anos antes da publicação do livro de William James, Princípios de Psicologia. Em 428 páginas ele trata dos fenômenos da consciência, das faculdades intelectuais, dos instintos e da vontade. Eduardo Ferreira França, foi professor da Escola de Medicina da Bahia, tendo em seus trabalhos manifestado preocupação com a influência de fatores ambientais sobre o Homem. Em 1972 houve uma segunda edição deste livro.
Vale ressaltar, a primeira edição do livro de Ferreira França e o único desta amostra a integrar a seção de Obras Raras da Subsecção de Psicologia da Biblioteca Pública da Bahia
Concluindo esta apresentação gostaríamos de pontuar a extrema atualidade do tema do concurso proposto, há 172 anos, pela Real Academia de Ciências de Copenhague. Afinal, continuamos ainda sem resposta satisfatória para a questão da relação da psicologia com os outros campos do conhecimento: a psiquiatria, educação, etologia, fisiologia, apenas para citar as que foram mencionadas neste trabalho. Permanece também atual a segunda parte da questão sobre a natureza da Psicologia - deve ela ser ou não experimental?”





Nenhum comentário:

Postar um comentário