English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

112 - EDUARDO SÁ DE OLIVEIRA (EDUARDO OLIVEIRA)

112- EDUARDO DE SÁ OLIVEIRA
(EDUARDO OLIVEIRA)



*

Nasceu em Salvador, a 26 de junho de 1897. Seus pais foram João Batista de Sá Oliveira e Antônia de Sá Oliveira.
Diplomou-se em Medicina, no ano de 1922, pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Foram seus colegas de turma: Álvaro Conde Lemos, Heitor Praguer Fróes,
Paulo Rocha Pirajá da Silva e Raphael de Menezes Silva. Álvaro Conde Lemos foi professor da Faculdade. Heitor Praguer Fróes, aluno laureado, foi professor catedrático de Clínica Propedêutica Cirúrgica e da 1ª Cadeira de Clínica Cirúrgica, Secretário de Edcação e Saúde da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Paulo Rocha Pirajá, filho do Prof. Manoel Augusto Pirajá da Silva foi, também, aluno laureado. Raphael de Menezes Silva foi professor catedrático de Anatomia Topográfica (3).
A partir de 1923, ensinou Física, Química, Pedagogia e Legislação Escolar, na Escola Normal da Bahia, da qual foi catedrático.
Em igual condição, lecionou Física no Ginásio da Bahia e Física e Química, no Educandário dos Perdões.
Na Faculdade de Medicina da Bahia, foi Assistente de Anatomia Humana (1927), Docente-livre de Clínica Cirúrgica (1931) e Catedrático de Propedêutica Cirúrgica (a partir de 1932). Em 1942, embora catedrático, submeteu-se a concurso para a cadeira de Clínica Cirúrgica. Aprovado, permaneceu catedrático da disciplina, até 1962, ano de sua aposentadoria., Publicou vinte e dois trabalhos científicos e participou de várias instituições culturais e científicas.
Exerceu a clínica no Hospital de Isolamento (atual Hospital Courto Maia), no Hospital Santa Izabel, na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia e na Prefeitura Municipal de Salvador.
Na clínica particular, atendeu no Hospital Português e no Hospital Espanhol,  limitada e seleta clientela.
Na imprensa,  publicou a vida e a obra de cento e vinte e dois mestres da medicina baiana.
Como memorialista, escreveu a Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942.
Como cirurgião, esteve sempre atualizado e atuante, inclusive nas condições mais adversas.
Homem elegante ao trajar-se e no trato interpessoal, o Professor Eduardo de Sá Oliveira foi um mestre na mais ampla concepção do vacábulo. Ensinou ética, pelo exemplo. Honradez, pela sua conduta. Amizade, pelo seu devotamento. Trabalho, por suas realizações. Ciência, nas suas aulas e publicações. Técnica, na realização de intervenções cirúrgicas. Discrição, no seu proceder. Senso, nas suas atitudes” (1).
Sua Memória Histórica é um trabalho sem precedentes. “O Autor, diz Geraldo Milton da Silveira,  não se limitou a registrar os acontecimentos durante aquele ano. Além do relato minucioso das ocorrências, teceu considerações sobre a Legislação do Ensino, Ensino Primário e Ensino Secundário, Concurso de Habilitação, Ensino Médio, Sugestões para a Melhoria do Ensino, Curso de Medicina Militar, etc.” (Ibidem).
Transcreveu cartas de professores, relatórios, programas, horários e, finalmente, a iconografia e bibliografia dos professores falecidos.
A Memória Histórica de 1942, da autoria do Prof. Sá Oliveira, é uma obra clássica, indispensável para qualquer estudioso da medicina.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
1.     Milton da Silveira, Geraldo – Quatro grandes cirurgiões, quatro diferentes personalidades. Anais da Faculdade de Medicina da Bahia, Volume XII, julho de 2003.
2.     Sá de Oliveira, Eduardo – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador, 1992.
3.     Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de Santana, 2008.






Nenhum comentário:

Postar um comentário