English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

100-CORBINIANO ALVES DE SOUZA FREIRE (CORBINIANO FREIRE)

CORBINIANO ALVES DE SOUZA FREIRE
(CORBINIANO FREIRE)



*

Um dos médicos mais famosos da região cacaueira.
Nasceu em 23 de outubro de 1910, em Itabuna, sendo seus pais o farmacêutico José Zacarias de Souza Freire e Blaudina Alves Freire (filha do Comendador José Firmino Alves, fundador da cidade).
Cursou as primeiras letras em Itabuna. Continuou os estudos em Salvador, sendo um dos alunos mais aplicados do Colégio Antônio Vieira.
Em seguida, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, diplomando-se em 1936.
Relata Alicio Peltier de Queiroz: “No longe ano de 1931, na sala improvisada da rua do Quartel Velho, um adolescente curioso costumava “peruar” as nossas aventurosas intervenções cirúrgicas. Era o estudante de medicina Corbiniano Freire. Vem daí o nosso conhecimento e a amizade que se prolongou pela vida inteira. A Itabuna de então, era um burgo bulhento e gostoso, fotocópia colorida das tumultuadas cidadezinhas de bang-bang” (Obra citada).
Formado, instalou-se na cidade natal, nela montando consultório médico. Ao lado de abnegados e brilhantes colegas, como Vitor Maron, Orlando Galvão, Alicio Peltier de Queiroz, e outros, iniciou a transformação médico-social na cidade.
Inicialmente, reuniu os profissionais da região, e fundou a “Sociedade de Cirurgia e Medicina de Itabuna”, extraordinário centro de educação continuada, cujos “Anais”, publicados periodicamente, circulava em várias cidades da Bahia, do Brasil e do exterior.
Depois, construiu, instalou e dirigiu um moderno hospital, denominado “Hospital Manoel Novais”, a ele doando todo o seu idealismo e todas as suas forças. Sua dedicação chegou a tal ponto que, por insistência dos colegas, teve de afastar-se da direção, tamanho era o seu estado de esgotamento, físico e mental.
Recuperado, encetou nova luta: a da construção, instalação e funcionamento de um Posto de Puericultura “Isolina Guimrães”, o qual prestou inestimável serviço à população.
Idealista dinâmico e realizador, médico competente e humanitário, trabalhador, lutador incansável, foi – do início ao fim de sua carreira --  o exemplo mais ilustrativo do “médico interiorano”, do chamado “médico de família” .
Disse Alicio Peltier: “Delicado e sensitivo, tinha o coração muito grande, do “tamanho de um bonde”. Na estrutura de sua personalidade, conjugava-se a doçura de Zacarias Freire e a força telúrica dos Alves. Amava em extremo a terra bravia que seus avós haviam conquistado e sempre conscientizou que as suas raízes nela mergulhavam fundo, no mistério impenetrável e inarredável das origens” (Ibidem).
Faleceu, para saudade e constrangimento de todos, em 1980, com setenta anos de idade.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Peltier  de  Queiroz, Alicio – Corbiniano Freire . Disponível em http://www.
Genealogiafreire.com.br/bio_corbiniano_alves_de_souza_freire.htm. Acesso
em 23 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário